Eliane Brum lança na Famecos livro "Olho da rua"

Evento está marcado para esta sexta-feira, 14

13/11/2008 14:55

Nesta sexta-feira, 14, às 9h, a jornalista Eliane Brum lança seu livro "Olho da rua ? uma repórter em busca da literatura da vida real" na Faculdade de Comunicação Social (Famecos), da PUC. Na ocasião, Eliane também palestrará sobre sua trajetória jornalística que lhe rendeu 40 prêmios no Brasil e no Exterior, em 20 anos de carreira. 

O nome da palestra é inspirado na obra lançada este mês pela Editora Globo. O "Olho da rua - uma repórter em busca da literatura da vida real" reúne dez reportagens publicadas originalmente na revista Época entre março de 2000 e agosto de 2008. Cada uma vem acompanhada de um comentário, uma reflexão da autora sobre seu trabalho, funcionando como uma espécie de making of das suas empreitadas movidas pelo que ela mesma chama de "olhar insubordinado". 

A palestra ocorrerá no Auditório da Famecos (Av. Ipiranga, 6.681 - prédio 7). A mediação será do professor Vitor Necchi, que publica no número sete da revista Norte uma resenha sobre O olho da rua. Essa obra e a anterior de Eliane, A vida que ninguém vê (2006, Arquipélago Editorial) - vencedor do Prêmio Jabuti 2007, na categoria melhor livro de reportagem - estarão à venda com desconto no local.

Eliane Brum, que já foi perfilada aqui em Coletiva.net, tem 40 anos e nasceu em Ijuí. Filha de professores ? a mãe, Vanyr, lecionava Português e Literatura, o pai, Argemiro, ensinava Português, escritor de livros sobre história econômica e fundador da Universidade de Ijuí, Eliane tem dois irmãos mais velhos: Argemiro Luís e José Antônio e diz ter descoberto o mundo através das letras. O gosto pela literatura foi seguida pela paixão de escrever. Formou-se, em 1988, jornalista pela PUC e, atualmente, ela trabalha na revista Época, em São Paulo. Segundo a jornalista, sua maior vontade é de mudar o mundo e ela afirma que não vai desistir tão fácil.