Empresários e jornalistas criam União de Jornais de Bairro na Capital

Iniciativa visa a fortalecer a presença destes veículos em Porto Alegre

Integrantes da Unijob - João Mattos

Com o objetivo de fortalecer a presença dos jornais de bairro em Porto Alegre, empresários e jornalistas responsáveis por impressos deste tipo se reuniram para formar a União dos Jornais de Bairro (Unijob). A iniciativa surgiu a partir da ideia de que, por meio da comunicação comunitária, a população tem maior acesso a informações, pois estes veículos se comunicam diretamente com o morador, trabalhador e empresário local.

Participaram da primeira reunião, que ocorreu no início desta semana, sete profissionais. São eles: Carla Santos (Voz da Vizinhança), Eliana Freitas Mainieri (Nosso Bairro), Gustavo Cruz (O Jornalecão), Léo Remião (Bairros e Condomínios), Paulo Ricardo Tomasini (Floresta), Teresa Schembri (O Cristóvão) e Valtencir Cruz (Vitrine, Vitrine Extremo Sul e Vitrine Gaúcha).

De acordo com o coletivo, será desenvolvido um trabalho comum de venda de espaços publicitários com valores únicos para órgãos públicos e grandes empresas. Além disso, a partir de produção de conteúdo e impressão de boa qualidade, o foco, agora, é buscar adesões à Unijob. Para isso, serão criados critérios de ingresso de novos profissionais, como representatividade, conteúdo e abrangência do jornal.

O grupo fará um mapeamento dos veículos em atividade de todas as regiões de Porto Alegre e buscará informações sobre experiências de enfrentamento de crise da mídia impressa em outras capitais do Brasil, a fim de trazer bons exemplos para cá. A organização informa, ainda, que uma comissão visitará chefes do Executivo e Legislativo, assim como agências e assessorias de comunicação para divulgar o projeto.

Os veículos que aderiram à União dos Jornais de Bairro têm de dois a 31 anos de atuação no mercado e, juntos, alcançam mais de 180 mil leitores mensalmente, conforme informado pelos integrantes da iniciativa. Quem quiser contatar a Unijob pode ligar para (51) 98442.7727 ou enviar um e-mail para [email protected].

Comentários