Estudantes participam de oficina com equipe do Profissão Repórter

Conversa com os alunos aconteceu ontem na Unisinos Porto Alegre

13/03/2018 18:00
Estudantes participam de oficina com equipe do Profissão Repórter

Na terça-feira, 12, o editor-chefe Caio Cavechini e a repórter Eliane Scardovelli, ambos do programa Profissão Repórter, da Rede Globo, estiveram presentes na Unisinos Porto Alegre, para ministrar uma oficina sobre reportagem. Em dois horários, às 15h e às 20h, o projeto recebeu, ao todo, 150 estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, além de egressos recém-formados.

Após a apresentação de matérias do programa, os profissionais conversaram com o público passando algumas dicas, como esperar o tempo necessário para que a fonte converse.  Também sugeriram que não fizessem uma entrevista frente a frente, no formato tradicional ensinado nas universidades, mas algo mais informal ? com a fone entrando no ônibus ou mesmo cozinhando. O público interagiu ao questioná-los sobre como conseguem os cases que fecham com as matérias e quando sabem se a pauta irá render ou cair.

A coordenadora de Jornalismo da Unisinos Porto Alegre, Débora Gadret, disse ao Coletiva.net que é uma excelente oportunidade de aprendizado para os estudantes que gostam de contar histórias na TV. ?Acredito que podem sair reportagens muito interessantes e relevantes dos alunos de diferentes instituições de ensino que participaram das oficinas no dia de ontem.?

Ao final, os participantes foram instruídos a criarem uma reportagem em dupla, de três a cinco minutos, no formato de vídeo, com tema livre. O material, que poderá ser enviado até 16 de abril, será avaliado pela equipe do Profissão Repórter, inclusive pelo apresentador da atração, Caco Barcellos. O gaúcho, que não estava presente, receberá os autores das 10 melhores reportagens nos estúdios da Globo, em São Paulo.

?Adoro e é maravilhoso para mim, porque sempre acho que a gente tem mais a aprender do que ensinar?, relatou Eliane ao portal. De acordo com a repórter, o retorno é positivo, pois não têm o conhecimento de que público atingem. Entretanto, quando vão às universidades os estudantes contam que as matérias os inspiraram a seguir no Jornalismo. ?Isso é a maior recompensa que posso ter como profissional?, expressou.

A segunda edição do 'Glob Lab: Profissão Repórter' está percorrendo oito cidades com Caio, Eliane e a supervisora executiva de desenvolvimento institucional da Globo Universidade, Viviane Tanner. A representante do veículo também palestrou, contando a história do projeto.

Leia mais:

Unisinos Porto Alegre recebe oficina de reportagem da Rede Globo