Filtro Fact-checking integra projeto nacional de checagem de fatos

Truco Eleições 2018 é uma iniciativa da agência Pública

Filtro Fact-checking é uma das empresas que integra o projeto Truco Eleições 2018, da Agência Pública, que fará checagens de declarações de candidatos ao governo de sete estados - Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo, além dos presidenciáveis. No Estado, a cobertura ficará a cargo das jornalistas Naira Hofmeister e Taís Seibt. "Fazer parte desse trabalho será uma ótima oportunidade para consolidar o Filtro", comentou Taís ao Coletiva.net.

Para a jornalista, é uma grande responsabilidade trabalhar com essa referência, ao mesmo tempo em que dá mais segurança em relação aos processos de checagem. "E quem mais ganha com isso é o leitor - e eleitor - gaúcho, que terá um elemento extra para acompanhar e confiar no nosso trabalho", declarou.

A iniciativa da Pública é certificada pela International Fact Checking Network, rede organizada pelo Instituto Poynter, dos Estados Unidos, que reúne os principais sites de checagem de informação do mundo. Esta é a terceira eleição que a agência irá cobrir e, neste ano, o foco será nas disputas governamentais, com equipes fazendo checagem nos sete estados. No total, 30 jornalistas estarão dedicados a trazer informações sobre os candidatos ao debate público.

O projeto Truco nos Estados e as checagens sobre os presidenciáveis vão ao ar em 13 de agosto. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis neste site https://apublica.org/2018/07/mudancas-no-truco-rumo-as-eleicoes/.

Comentários