Jornalistas e estudantes têm a chance de publicar livro-reportagem

Projeto da Amazon, da Editora Record e do Jornalistas & Cia terá inscrições abertas até outubro

Reprodução

Com o objetivo de reconhecer o mercado, a Amazon, a Editora Record e o portal de notícias Jornalistas & Cia lançam o 'Prêmio Livro-Reportagem', que irá proporcionar o lançamento de uma obra de jornalismo literário. Profissionais da área e estudantes podem se inscrever até 31 de outubro, enviando seus projetos por meio da ferramenta de publicação, Kindle Direct Publishing (KDP).

Além do envio gratuito, os profissionais devem inserir o termo #PremioReportagemAmazon no cadastro de palavras-chave, bem como estudantes ou recém-formados precisam colocar #DestaqueUniversitario. Para concorrerem, os livros não podem ter sido publicados e comercializados por uma editora, além de precisarem ficar exclusivos para venda na Amazon em formato digital.

O vencedor será contemplado com um prêmio de R$ 10 mil e terá a obra editada e publicada pela Editora Record. Estudantes de Jornalismo e recém-formados, com graduação após dezembro de 2015, também terão a chance de participar por meio do 'Destaque Universitário' - que reconhecerá um livro-reportagem com uma distinção de R$5 mil.

Os finalistas do concurso serão selecionados por especialistas das três marcas idealizadoras do projeto. "Valorizamos todos os conteúdos e acreditamos que o bom Jornalismo pode ser compartilhado em poucos caracteres, mas também em forma de livros", afirmou a gerente do KDP na Amazon, Talita Taliberti. De acordo com ela, a iniciativa foi criada para fomentar as obras deste gênero, produzidas por autores independentes.

Os títulos serão avaliados com base na originalidade, na atualidade, na relevância do tema e na veracidade.Também serão analisadas a profundidade dos fatos e de dados levantados, a diversidade e relevância das fontes consultadas, a qualidade literária e a viabilidade comercial.

Comentários