Gaúchas concorrem ao Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog

Silvia Lisboa, Letícia González e Naira Hofmeister são finalistas da distinção

Reprodução

As jornalistas gaúchas Silvia Lisboa, Letícia González e Naira Hofmeister integram a lista de finalistas no 40º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. As duas primeiras estão na disputa na categoria 'Produção jornalística em texto' com a reportagem 'Justiça Machista', escrita para a revista Galileu e publicada em março deste ano. Naira, por sua vez, concorre no quesito 'Produção jornalística em Mutimídia', com o 'Especial Amazônia Resiste', realizado para a Agência Pública, de São Paulo, junto com uma equipe formada mais seis profissionais. 

Em entrevista ao Coletiva.net, Silvia disse que ficou muito feliz em ser selecionada para concorrer ao prêmio que leva o nome de um ícone para a imprensa brasileira. "Fico emocionada, especialmente em um período como esse, de eleição, sem saber como será daqui para frente", falou. Ela explicou que a reportagem nasceu de uma bolsa norte-americana da qual a dupla de jornalistas participou, a partir da qual começou a ler e pesquisar processos de mulheres presas no Brasil. Ela também disse que não escreveu a matéria com o intuito de ganhar prêmios, no entanto, esses reconhecimentos são importantes para mostrar que assuntos como este têm impacto na sociedade. 

Silvia, formada pela Ufrgs, é sócia da Fronteira - Agência de Jornalismo, que trabalha com produção de conteúdo, e Letícia trabalhou em Zero Hora e foi editora na Marie Claire Brasil. Naira foi repórter do Jornal Já e faz parte do time do Filtro Fact Checking, que verifica informações. Os vencedores de cada categoria - Arte, Fotografia, Produção jornalística em áudio, Produção jornalística em multimídia, Produção jornalística em texto e Produção jornalística em vídeo - serão anunciados na próxima quinta-feira, 11, na Sala Tiradentes da Câmara Municipal de São Paulo, a partir das 10h, com transmissão ao vivo pelo site da entidade.

 

Comentários