Morre na Capital ex-editor assistente de Política do Jornal do Comércio

Jornalista João Egydio Gamboa faleceu na noite desta quarta-feira, aos 75 anos, por complicações durante uma cirurgia

Gamboa recebeu medalha Alberto André pelas mãos de Antônio Goulart - Ricardo Stricher

O jornalista e ex-editor assistente de Política do Jornal do Comércio João Egydio Gamboa morreu na noite desta quarta-feira, 9, em Porto Alegre. Ele estava com 75 anos e teve complicações durante uma cirurgia. O enterro será nesta sexta-feira, 11, às 19h, no Cemitério Ecumênico João XXIII, na Capital.

Nascido em Santa Vitória do Palmar, no interior gaúcho, Gamboa estudou Jornalismo na Ufrgs e, à época, estagiou na sucursal do Jornal do Brasil. Antes de ingressar no Jornal do Comércio, em maio de 1970, foi revisor do Diário Oficial do Rio Grande do Sul. No JC, ele começou como repórter de Geral, passou por Esportes e Economia, para a qual cobria agropecuária. Em 1977, foi convidado a assumir como chefe de reportagem. De acordo com o impresso, ele introduziu melhorias no 2º Caderno, como uma mesa-redonda de especialistas para discutir temas econômicos. Em 1980, tornou-se secretário de redação.

Ao longo das últimas duas décadas, atuou como editor-assistente de Política do veículo, o qual deixou no ano passado. Em dezembro de 2018, Gamboa recebeu a medalha Alberto André, homenagem concedida pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), como reconhecimento pela sua trajetória no jornalismo gaúcho.

Comentários