O futuro dos jornais de bairro estará em pauta na ARI

Professores, pesquisadores e jornalistas debaterão o momento e a perspectiva das publicações na Capital

12/12/2008 15:20

O futuro dos jornais de bairro estará em pauta neste sábado, 13, na Associação Riograndense de Imprensa (ARI). Professores, pesquisadores, jornalistas e editores de jornais de bairro debaterão, às 10h, na sede da entidade (Avenida Borges Medeiros, 915), a situação atual e a perspectiva dessas publicações na Capital.

Entre os vários temas a serem abordados pelos participantes estão a importância da informação local num contexto de crise global; o jornal de bairro como elemento integrador das comunidades; a defesa do interesse comunitário junto ao poder público; e a informação comercial como estímulo aos pequenos negócios. Promovido pela ARI e pela Já Editores, o encontro terá ainda o lançamento da edição especial comemorativa dos 20 anos do jornal Já Bom Fim/ Moinhos, um dos mais antigos jornais de bairro em circulação na Capital gaúcha.

Segundo dados da ARI, Porto Alegre já teve 53 jornais de bairro, mas hoje apenas 20 publicações do gênero circulam pelas ruas da capital gaúcha, incluindo os oito cadernos de bairro de Zero Hora. Em matéria publicada nesta semana por Coletiva.Net, o jornalista Elmar Bones, editor do jornal Já Bom Fim/Moinhos, disse acreditar que a ausência de políticas públicas de apoio e a "concorrência agressiva" dos grandes grupos de comunicação são alguns dos fatores que contribuíram para essa redução.