Paulo Serpa fecha ciclo de quase uma década no Jornal do Comércio

Jornalista atuava como editor de web no impresso

Jornalista se despede do JC após quase 10 anos - Reprodução/Arquivo pessoal

Foi com uma homenagem emocionada que Paulo Serpa Antunes se despediu do Jornal do Comércio na tarde desta segunda-feira, 15. O jornalista, que atuava como editor de web, encerrou um ciclo de quase uma década no impresso, onde ficou por nove anos e cinco meses. "Fui contratado pelo Luiz Borges em 2009 e, após a sua saída da empresa, em 2017, comecei a amadurecer a ideia de me afastar", explicou ao Coletiva.net. Agora, pretende descansar para, então, avaliar as oportunidades de mercado.

"Não foi uma decisão fácil, uma vez que sou um apaixonado pelo trabalho em redação e pelo jornalismo digital, e tenho carinho gigantesco pela minha equipe, que é brilhante. Mas venceu a minha percepção que o meu ciclo de evolução no Jornal do Comércio havia encerrado", disse o portal. Ele também informou que acredita que a mudança também será boa para a empresa, que poderá focar mais no digital e repensar a estrutura da operação para um novo ciclo de crescimento.

Sobre esses quase 10 anos na redação do JC, avaliou como positiva sua passagem por lá. "Cheguei para implantar o novo site do jornal e uma redação digital, em uma operação extremamente delicada, tendo em vista que a empresa estava entrando tardiamente na área de hard news e não tínhamos a melhor ferramenta e suporte para ativar o site", comentou. Lembrou que, em 2014, colocou no ar uma versão mobile do site, em um projeto desenvolvido internamente pela equipe, com custo zero, e, em 2016, lançou a versão atual do site e trouxe Patrícia Comunello para a equipe, dinamizando a produção e apostando em vídeos.

Ao longo de sua trajetória no veículo, ainda coordenou três projetos, como a migração do site para o data center da 2Cloud, a troca de domínio em função do encerramento da parceria com o portal UOL, e um novo ajuste editorial no site, reduzindo a reprodução de textos de agências e ampliando a produção de conteúdo próprio da equipe. Também recordou que conduziu a implantação das redes sociais do JC e "acredito ter contribuído para ampliar em muito o alcance do jornal, que tem uma circulação muito restrita".

Ao portal, o JC informou que ainda não há um nome para substituir Paulo Serpa e que a definição deve ser feita ainda nesta semana. Enquanto isso, a equipe de web, que se mantém, seguirá dando continuidade ao trabalho.

Comentários