Surge The Foolitzer Prizes, prêmio para veículos de fake news

Concurso organizado pelo site E-farsas busca denunciar quem dissemina desinformação

Desde 2002, o site E-farsas atua para esclarecer boatos que circulam na internet. Agora, vai além com o lançamento do The Foolitzer Prizes, uma alusão ao famoso The Pulitzer, que homenageia as melhores matérias jornalísticas no mundo. Esta premiação, no entanto, foi criada com o intuito de mostrar as piores fake news de 2018 e denunciar os veículos que trabalham e disseminam desinformação.

Na primeira edição, o E-farsas contará com uma curadoria para selecionar as piores notícias em seis diferentes categorias: Conspiração; Entretenimento; Esporte; Saúde; Política; e Gran Foolitzer. "Reunir as piores é uma forma de mostrar ao público quais são os veículos que produzem notícias mentirosas, com má intenção ou simplesmente em busca de cliques", explica o fundador do E-farsas, Gilmar Lopes.

Os vencedores serão escolhidos pela equipe do E-farsas, com exceção da categoria Gran Foolitzer, que vai contar com a participação do público, o qual votará pelo site na pior fake news de 2018. O período de votação se inicia em 15 de janeiro e os vencedores serão anunciados no começo de fevereiro. A revelação será feita através do site www.foolitzer.org.

O prêmio foi desenvolvido em parceria com a agência Leo Burnett, que também assina a campanha de lançamento. "Todos temos a responsabilidade de combater a desinformação, pois todos nós, no papel de interlocutores, devemos ir atrás da procedência do conteúdo que consumimos. É preciso criar uma cultura de questionamento. Criamos um antiprêmio para o antijornalismo. Afinal, o que o criador de fake news menos quer é ser reconhecido por sua mentira", reforça o vice-presidente de Criação da Leo Burnett, Wilson Mateos.

A entrega de troféus do The Foolitzer Prizes - em formato de moeda, assim como o Pulitzer original - ocorrerá em fevereiro, assim que divulgados os resultados. A medalha trará a inscrição de 'Pior Fake News do Ano de 2018' com o logo do E-farsas.

Assista ao vídeo de apresentação do prêmio:

Comentários