Lideranças do agronegócio vêm debater sobre alimentos

Agrimark Brasil reunirá em Porto Alegre representantes do Ministério da Agricultura e do Meio Ambiente e da FAO/ONU

27/05/2015 17:11
Abastecimento Mundial de Alimentos e a Segurança Alimentar - Um Compromisso das Nações é o tema do encontro que reunirá em Porto Alegre nesta sexta-feira, 29, lideranças do setor no Brasil e no exterior. Promovido pelo I-UMA (Instituto de Educação do Agronegócio), das 13h30min às 16h50min, no Salão Nobre da Federasul, o Agrimark Brasil será aberto oficialmente com pronunciamento do governador do Estado, José Ivo Sartori. O debate será mediado pelo diretor editorial da Editora Três e Revista Dinheiro Rural, Luiz Fernando Sá. Devem participar do evento o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Caio Tibério Dornelles da Rocha; o secretário do Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Carlos Guedes de Guedes; o representante da FAO/ONU no Brasil, Gustavo Kauark Chianca; a secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural do Estado, Ana Pellin; o diretor Executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldir Stümpf; e o diretor de Assuntos Corporativos da Syngenta para a América Latina, Valter Brunner. "Ainda temos 800 milhões de famintos no mundo e não podemos deixar de perseguir o objetivo de erradicar a fome em todo o planeta", alertou a FAO/ONU. Segundo o secretário do MAPA, a meta do governo brasileiro para contribuir com este objetivo é de ampliar em 40% a produção do setor na próxima década. "Os dados têm mostrado que é possível produzir mais, com menos desmatamento. Nos últimos anos, a área plantada aumentou somente 1,3%, enquanto a produção cresceu 3,5%, graças à adesão de tecnologia", argumenta Rocha. Por outro lado, ele admite que os problemas da fome e da demanda por segurança alimentar têm uma dimensão global e tendem a persistir em algumas regiões, a não ser que, se tomem medidas urgentes. Para o diretor de Assuntos Corporativos da Syngenta para a América Latina, Valter Brunner, a garantia de segurança alimentar só será possível por meio de um trabalho conjunto de toda a cadeia produtiva, envolvendo agricultores, empresas do setor, governos, ONGs e a sociedade em geral, pondera Brunner, referindo-se ao cenário de 2 milhões de óbitos por ano em todo o mundo por decorrência de contaminação alimentar, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O presidente do I-UMA, José Américo da Silva, disse que a escolha do temário central desta edição do Agrimark está diretamente ligada à necessidade de controle das perdas e agregação de valor aos produtos exportados. "A sustentação dos mercados depende da produção sustentável, mas também de políticas públicas punitivas para casos de adulterações", afirmou o dirigente. 11º Agrimark Brasil Data: 29 de maio de 2015, das 13h30min às 16h50min Local: Salão Nobre da Federasul (Largo Visconde do Cairú, 17 - 7º andar - Centro/POA) Ingresso: Entrada franca Inscrições: agrimark@i-uma.edu.br ou telefone (51) 3224.6111 AGENDA:
  • MEDIADOR: Luiz Fernando Sá, diretor editorial da Editora Três e Revista Dinheiro Rural.
  •  ABERTURA OFICIAL, 14h: Pronunciamento José Ivo Sartori, governador do Estado do Rio Grande do Sul
  • Caio Tibério Dornelles da Rocha, Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (MAPA)
  • Carlos Guedes de Guedes,Secretário do Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA)
  • Gustavo Kauark Chianca, representante da Fao/Onu no Brasil /  Palestra:As Ameaças  para a Segurança Alimentar no  Desafio ao 2050
  • Ana Pellini, secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul / Palestra: A liberação de Licenças Ambientais no Agronegócio
  • Waldir Stümpf, diretor Executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa / Palestra:A Importância da Pesquisa e Inovação para o Desenvolvimento do Agronegócio.
  • Valter Brunner, diretor de Assuntos Corporativos da Syngenta para a América Latina / Palestra: Conexão Urbano-Rural, Alinhando Expectativas em Benefício da Segurança Alimentar.