Após três anos, Roberta Fofonka se despede do Geração E

Integrante da equipe que projetou a plataforma, jornalista pretende manter-se na reportagem

Fofonka quer seguir trabalhando com conteúdo - Mauro Belo Schneider

A jornalista Roberta Fofonka se despede do Geração E, plataforma voltada ao empreendedorismo no Jornal do Comércio, onde atuava havia três anos. Ao Coletiva.net, ela afirmou que a decisão foi baseada em um momento de vida, em que percebeu que está na hora de buscar novas oportunidades. "Muita gente me pergunta para onde estou indo. Ainda não tenho essa resposta. Quero investir em novas ideias, novas maneiras de criar conteúdo... Estou indo para a vida autônoma", declarou.

Na nova fase, a jornalista espera se dedicar ao seu projeto de comunicação inclusiva, ao laboratório de edição de vídeo e também vislumbra a possibilidade de desenvolver algumas pautas que sempre quis realizar. "Minha ideia é, em nenhum momento, deixar de ser repórter", garantiu. A profissional reconhece a experiência acumulada ao longo dos últimos anos em que atuou como repórter no veículo. "Estive três anos no Geração E, em posição de muita responsabilidade. Pensei que cheguei até aqui e agora preciso buscar outras formas de enriquecer o meu trabalho e as minhas técnicas."

Fofonka, como é conhecida pelos colegas, integrou a equipe do Jornal do Comércio por duas vezes. A primeira delas foi em 2012, como estagiária. Nesta passagem mais recente, retornou ao veículo em 2015, para fazer parte da equipe do Geração E. A experiência ela define como um grande aprendizado de autonomia. "O trabalho no Geração E me ensinou a ser uma profissional de autonomia. Uma das contribuições do GE para o mercado editorial é a forma como se trabalha lá dentro, onde as ideias do repórter são muito valorizadas", comentou e acrescentou: "A minha história, com certeza, tem um antes e depois do GE".

O editor Mauro Belo Schneider lembra que a jornalista o ajudou a desenvolver o projeto da plataforma. "Todo um cuidado com a linguagem inclusiva, com o papel da mulher... São coisas que a Fofonka deixa como marca para a Redação", afirmou ao portal. Para o cargo, está em contratação a jornalista Isadora Jacoby, que deve iniciar as atividades no veículo na próxima semana.

Comments