'Alexandra': documentário gaúcho é selecionado para festival na Argentina

Filme de 15 minutos conta a história da jornalista Alexandra Zanela

Cartaz do filme 'Alexandra' - Divulgação

O documentário 'Alexandra', produzido em Porto Alegre, foi selecionado para participar da segunda edição do Festival Audiovisual do Parque Paraguaio, em Posadas, Misiones, na Argentina, que se inicia no próximo dia 14, de forma virtual. A produção encerrará a última noite de exibições do evento, no dia 18 - a premiação acontecerá no sábado, 19.

'Alexandra', que foi gravado em 2019, já conquistou os prêmios de Voto Popular no Festival Olhares do Interior, de Caratinga (MG), e Menção Honrosa no Festival de Cinema de Três Passos (RS). Dirigido por Luiz Alberto Cassol, o filme de 15 minutos traz a história da jornalista Alexandra Zanela, que nasceu em uma comunidade rural do Rio Grande do Sul, e sua trajetória na luta pela equidade dos direitos das mulheres.

"A bem da verdade, é a história de muitas Alexandras espalhadas pelo Brasil que travam uma batalha por direitos iguais", diz a jornalista. Sobre a sua trajetória no feminismo, Alexandra afirma que, na última década, começou a estudar muito, a ficar mais consciente e, com isso, passou a mudar. "Nos últimos oito anos eu consegui entender que eu já trabalhava na defesa das mulheres, mas eu não tinha essa consciência", explica.

Comentários