Para celebrar os 120 anos de Erico Verissimo, o 'Festival Legado' iniciará nesta terça-feira, 7, em Porto Alegre, com uma exposição de 25 páginas de quadrinhos da trilogia 'O Tempo e o Vento'. A mostra será inaugurada às 17h no foyer do Multipalco Eva Sopher, no Theatro São Pedro (Rua Riachuelo, 1089 - bairro Centro Histórico), onde ficará até 2 de novembro, com visitação liberada de terça-feira a sábado, das 12h às 19h, e aos domingos, das 16h às 18h.
As ilustrações, assinadas por Eloar Guazzelli Filho, são uma adaptação da obra do escritor e foram encomendadas pela Companhia das Letras para uma publicação que será realizada em 2026. No entanto, o público poderá conferir uma prévia deste trabalho na exposição.
O 'Festival Legado' é uma ação conjunta da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), da Fundação Theatro São Pedro e da Unimed/RS e se estenderá até 21 de novembro. Além da mostra, programações gratuitas ou a preços populares acontecerão no Teatro Simões Lopes Neto e o no Teatro Oficina Olga Reverbel, ambos no Multipalco Eva Sopher, e na Casa da Memória Unimed Federação/RS (Rua Santa Terezinha, 263 - bairro Farroupilha), também na Capital.
Sessão de 'O Tempo e o Vento'
Na quarta-feira, 8, 'O Tempo e o Vento' será exibido em um formato especial no Teatro Simões Lopes Neto, com trilha sonora ao vivo interpretada pela Orquestra Theatro São Pedro e pelos coros da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O maestro será Evandro Matté, com projeto musical assinado pelo compositor Alexandre Guerra.
O evento começará às 19h com um bate-papo com o diretor Jayme Monjardim, a roteirista Leticia Wierzchowski e o ator Thiago Lacerda. Informações sobre disponibilidade e valores de ingressos para essa e outras atrações do 'Festival Legado' podem ser encontradas no site do Theatro São Pedro, neste link.
Confira a programação completa do 'Festival Legado'
Teatro Oficina Olga Reverbel:
11 e 12 de outubro, às 16h
Espetáculo infantil de teatro de bonecos 'O urso com música na barriga', da Cia Atimonautas
18 de novembro, às 19h
Espetáculo 'Erico em Antares', do Grupo Cerco
21 de novembro, às 19h
Debate 'As Mulheres na obra de Erico Verissimo', com participação das professoras Socorro de Assis, Mara Jardim e Ana Cláudia Munari
Teatro Simões Lopes Neto:
12 de novembro, às 20h
Estreia do espetáculo 'A hora de Erico', de Júlio Conte
Casa da Memória Unimed:
19 de novembro, às 13h
Abertura da exposição 'Erico ? Entre linhas', com curadoria de Marco Aurélio Biermann Pinto e José Francisco Alves