"O Rio Grande do Sul é um estado proeminente no Audiovisual do País, com um histórico e talentos. Prestigiar Gramado é apreciar as produções locais como um todo", comentou a secretária. O momento também é de prestígio da cinematografia brasileira, para ela um papel que o festival busca cumprir na formação e olhar do público. O destaque também foi para a oportunidade da população conhecer obr
as brasileiras, a entrevistada ainda acredita que o Cinema tem o papel de pautar grandes debates, tanto para o bem quanto para o mal. Joelma também pontuou sobre a grande diversidade encontrada no País: "Acho que o Audiovisual precisa refletir a sociedade, precisa refletir o seu tempo e existe lugar e condições para isso no Brasil". A secretária comentou ainda que buscam construir políticas públicas sólidas, que olhem para frente e atrás da tela, destacando o Brasil como um lugar potente, grande e continental, e tendo potencial para fazer Audiovisual e abraçar a pluralidade.
A equipe de Coletiva.net acompanha o 53º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 13 a 23 de agosto, na Serra Gaúcha. Nesta edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio.