"O jornalismo gaúcho está provando a sua importância vital", diz presidente da ARI sobre Medalha Alberto André

Luiz Adolfo Lino de Souza falou ao Coletiva.net sobre a honraria entregue pela entidade a 10 jornalistas

Cerimônia de entrega das medalhas foi simbólica, de forma virtual - Reprodução

A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) homenageou 10 jornalistas com a Medalha Alberto André. A distinção é oferecida a profissionais do Estado que se destacaram em suas atividades com relevante contribuição para o jornalismo. "O jornalismo gaúcho está provando a sua importância vital neste período de pandemia", afirmou ao Coletiva.net o presidente da entidade, Luiz Adolfo Lino de Souza.

A distinção leva o nome do jornalista, professor, advogado, político e escritor que presidiu a ARI durante 34 anos. A cerimônia ocorreu por meio de uma plataforma de videoconferências, com a apresentação da jornalista Carla Seabra. 

Todos os homenageados já haviam recebido previamente medalhas e certificados. Lino destacou que a premiação confirma a grandeza da entidade. "Às vésperas de seus 85 anos, homenageamos veteranos e jovens jornalistas que orgulham a todos pelo que fazem e contribuem para a nossa sociedade", disse ao portal o presidente da ARI.

Entre os agraciados esteve o jornalista Juremir Machado da Silva, com 35 anos de experiência na profissão. Em conversa com Coletiva.net, ele, que também é professor e escritor, demonstrou seu contentamento com a honraria, principalmente neste período. "É um momento especial em que o jornalismo é mais relevante do que nunca", pontuou Juremir.

Com a propagação de desinformação intensificada na sociedade, o jornalista salienta a importância da Medalha Alberto André: "É o reconhecimento ao jornalismo bem feito, para dirimir as dúvidas". Segundo ele, além de ser um "alento para o jornalismo", a honraria ainda representa um balanço de todas as realizações na carreira dos agraciados: "É como um selo de qualidade, por tudo que foi feito", resume.

Confira a lista com todos os agraciados pela ARI com a Medalha Alberto André e um resumo de suas experiências:

Carlos Henrique Esquivel Bastos - Experiente jornalista, com passagem pelos principais veículos do Estado, ex-secretário de Comunicação do governo do Estado, da prefeitura de Porto Alegre e da Assembleia Legislativa.

Vera Daisy Barcellos - Jornalista formada pela Ufrgs, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindijors) e militante do Movimento Feminista de Mulheres Negras.

Arlete Biasibetti - Formada pela Feevale, com especialização em História, Comunicação e Memória do Brasil Contemporâneo, é editora e colunista dos jornais do Grupo Sinos e comentarista da Rádio ABC 103.3.

Adriana Androvandi - Graduada em jornalismo pela Ufrgs e mestre em Comunicação Social pela PUC, é subeditora de Cultura do jornal Correio do Povo e integrante da Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul.

Carlos Kober - Professor e criador do primeiro núcleo nacional de televisão universitária do país, na Famecos, onde se formou, foi diretor artístico da RBS, da TV Cultura de São Paulo e atualmente exerce este cargo na Rede Globo de Televisão.

José Alberto Andrade - Repórter e apresentador de programas esportivos na Rádio Gaúcha, com experiência de coberturas de Copas do Mundo, Olimpíadas e Carnaval, também apresenta o programa nativista Galpão Crioulo.

Juremir Machado da Silva - Colunista do Correio do Povo e professor da PUC/RS, onde se graduou em História e Jornalismo pela PUC/RS, também é doutor em Sociologia pela Universidade Paris V. Trabalhou até recentemente como apresentador do programa Esfera Pública, na Rádio Guaíba.

Lucia Mattos - Formada em Comunicação Social pela PUC/RS, é produtora e âncora da Band RS. Trabalhou na Rádio e Televisão Portuguesa, dos Açores, como repórter de TV, e em Porto Alegre exerceu as atividades de repórter, editora e apresentadora em diversos veículos.

Soraia Hanna - Empresária e jornalista, dedicada ao estudo e aos resultados alcançados junto à opinião pública, é sócia-diretora da Critério, empresa com nove anos de mercado e especializada em gestão estratégica de imagem. Soraia que estava em viagem, na data da cerimônia, foi representada por seu sócio, o jornalismo Cleber Benvegnú.

Tiago Boff - Formado pela PUC/RS e pós-graduado pela ESPM, é repórter da Rádio Gaúcha, do Diário Gaúcho e de Zero Hora, com experiência na produção de programas e atuação destacada na apresentação de quadros baseados em histórias inspiradoras.

Comentários