"Oi, Maju": Fernanda Carvalho faz história ao lado de apresentadora da Globo

Na última semana, a jornalista entrou ao vivo no 'Jornal Hoje' para transmitir informações do Rio Grande do Sul à apresentadora Maju Coutinho

Fernanda Carvalho passando informações sobre incêndio no prédio da SSP para a apresentadora do JH, Maju Coutinho - Crédito: Reprodução/Facebook

Ver pessoas pretas como protagonistas ou dividindo os mesmos espaços dos brancos ainda é uma luta diária. Quando isso acontece, é motivo de vibração. E, quando são duas representantes mulheres, o destaque é ainda maior. Foi o caso da jornalista Fernanda Carvalho, repórter e apresentadora de programas do Grupo RBS, que na última semana entrou ao vivo no 'Jornal Hoje', o JH, da rede Globo, para transmitir informações à apresentadora do telejornal, Maju Coutinho, sobre o desaparecimento dos bombeiros no incêndio do prédio da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

A jornalista gaúcha conversou com a reportagem do Coletiva.net e enalteceu o acontecimento. Segundo a comunicadora, esse foi um momento especial, pois negros da geração dela e da Maju praticamente não tinham uma referência na profissão. "Quando dizemos isso, as pessoas costumam citar a Glória Maria. Primeiro, quero dizer que a importância dela nesse processo é inegável. Segundo, que ela não foi a única, mas quando as pessoas falam, costuma ser com a intenção de deslegitimar esse movimento que fazemos hoje para fortalecer a importância da referência para as gerações mais novas", explicou.

Sobre esta problemática, Fernanda conta ainda que, quando se fala da falta de referência, não é porque não teve nenhuma profissional preta em quem se espelhasse, e sim porque são poucas. "Falar de representatividade hoje não é não dar importância para quem veio antes de nós, é dizer que queremos e merecemos ver cada vez mais negros em espaços nos quais ainda somos minoria, mesmo a maioria da população brasileira se declarando negra", ressaltou.

Essa não foi a primeira vez que a comunicadora realizou uma entrada ao vivo na Globo. Ela já participou no 'Bom Dia Brasil', e em outros momentos no próprio JH, na presença do jornalista César Tralli, além de aparecer na GloboNews. Fernanda disse que é sempre uma oportunidade bacana representar o Estado para o Brasil todo. "Muita gente tenta mascarar desigualdade racial dizendo: não vi nada demais ali, eram apenas duas jornalistas. Mas elas não se perguntam o motivo dessa situação tão rotineira, que é uma âncora chamando uma jornalista com as informações da região", disse.  

Fernanda conta ainda que, antes da entrada, o foco era a informação e se preparou, como em todos os jornais, no entanto, nesta ocasião, sabia que seria chamada por uma profissional que admira. "Não poderia, de forma alguma, deixar essa emoção atrapalhar o trabalho. Depois, eu quis dividir esse momento com as pessoas e, honestamente, mesmo sabendo que a luta é coletiva, não imaginei que a repercussão pudesse ser tão grande", destacou. 

"Construindo um amanhã ainda melhor"

Ela exalta que as pessoas não devem perder de vista os objetivos, pois a profissão também tem um efeito grande na vida de muitos indivíduos. "Vejo isso como um presente que a gente tem que receber com muita responsabilidade. E como jornalista negra, fica a certeza de que hoje é melhor do que ontem, e estamos construindo um amanhã ainda melhor, não só para os negros, mas para que todos tenham  uma sociedade igual e melhor", finalizou.

Comentários