'Prêmio Themis de Jornalismo' reconhece produções que destacam o papel do Judiciário gaúcho
Cerimônia de premiação foi realizada na última sexta-feira, no auditório do Espaço Multiuso do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
Na última sexta-feira, 6, foram revelados os vencedores do 'Prêmio Themis de Jornalismo'. A cerimônia realizada no auditório do Espaço Multiuso do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) reconheceu os premiados da categoria especial 'Contribuição do Judiciário para o Desenvolvimento Socioambiental', além do 'Cotidiano da Justiça', 'Inovação na Gestão Pública Judiciária', 'Imagem' e 'Universitária'. Com intuito em reconhecer produções jornalísticas com foco no Poder Judiciário gaúcho, a ação tem apoio da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e parceria institucional de Coletiva.net, Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do RS (Arfoc-RS), Associação Gaúcha da Emissoras de Rádio e TV (Agert) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors).
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Alberto Delgado Neto, em seu pronunciamento mencionou que o reconhecimento tem o intuito de valorizar o trabalho desenvolvido por jornalistas que atuam na cobertura dos julgamentos e iniciativas do tribunal. "A imparcialidade é fundamental nesta nobre missão de manter a sociedade bem informada e, por isso, a imprensa merece todo o respeito e apoio do Poder Judiciário no exercício de sua função", afirmou. Enquanto o presidente dos Conselhos de Comunicação Social e de Inovação e Tecnologia, desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, enfatizou a importância da atuação da Comunicação Social do TJ, que cada vez mais busca se aproximar da sociedade através das mídias.
"Hoje temos uma verdadeira Redação Conectada, na qual as equipes se integram em busca das informações para a sociedade. Tudo isso é resultado da iniciativa feita em 2020, pelo ex-presidente do TJ, desembargador Voltaire de Lima Moraes, e que criou a Dicom. A partir desta iniciativa, mudamos a nossa atuação para uma linha proativa no atendimento das iniciativas demandas pela imprensa", ressaltou. Mencionou ainda que a iniciativa busca valorizar o trabalho dos profissionais que fazem a cobertura das notícias e atualmente reconhecido no contexto do Judiciário nacional.
Reconhecimento em números
Neste ano, 84 conteúdos jornalísticos concorreram ao prêmio, assinados por 55 profissionais, representando 21 veículos de Comunicação do Rio Grande do Sul e de São Paulo, além de 31 estudantes de Jornalismo de três universidades gaúchas que também participaram. Os números são os maiores já registrados no Prêmio Themis. Os trabalhos foram avaliados pelos comitês compostos por magistrados com atuação na área temática da categoria, jornalistas da Direção de Comunicação Social (Dicom) e representantes da ARI, Agert, Arfoc e Sindjors.
O 'Prêmio Themis de Jornalismo' buscou destacar os melhores conteúdos, publicados em veículos de Comunicação on-line ou off-line e em mídias acadêmicas, de acordo com categorias temáticas, que refletem áreas de atuação do Judiciário estadual. Além do troféu, neste ano houve atualização nos valores da premiação. O primeiro lugar recebeu seis mil reais, o segundo quatro mil e o terceiro recebeu dois mil reais. Enquanto na categoria 'Universitária', o primeiro colocado ganhou um troféu e também recebeu mil e quinhentos reais, o segundo lugar, mil reais e terceiro, 500 reais.
A cerimônia
Durante sua fala, a diretora de Comunicação Social do TJ, a jornalista Adriana Arend, parabenizou os finalistas e vencedores. "A premiação tem o objetivo de valorizar a função essencial da imprensa, ante a necessidade premente de divulgar aos cidadãos seus direitos e onde buscar auxílio", falou. Recordou que, no ano passado, foram registrados 150 anos de história da Justiça gaúcha, mesmo ano em que ocorreu a enchente histórica.
"Daí o tema da categoria especial, ano que, por sinal, foi marcado pelo avanço da Inteligência Artificial (IA) em todas as áreas, e que teve um grande salto no Judiciário gaúcho", concluiu. O presidente da Agert, Alessandro Heck, também falou da importância do 'Prêmio Themis' no contexto midiático. "Esta iniciativa já está consolidada no cenário comunicacional e já tive a honra, inclusive, de ter sido jurado, em edições anteriores. A associação manifesta o seu apoio integral às ações que sejam benéficas à sociedade e continuaremos desta forma", disse ele.
Homenageado da noite
O 'Prêmio Themis' deste ano homenageou o jornalista e radialista Roberto Cervo Melão, presidente do Conselho Superior da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e ex-presidente da Agert, reconhecido por sua contribuição à comunicação institucional do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Natural de Faxinal do Soturno, Roberto é administrador da Rede Jauru de Comunicação e presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Rio Grande do Sul (Sindirádio).
Durante a cerimônia, o assessor da Presidência do TJ, Renato Sagrera, destacou as parcerias realizadas entre o TJRS e a Agert em campanhas e projetos de comunicação. Em seu pronunciamento, o jornalista agradeceu a honraria recebida e enfatizou a importância do Judiciário gaúcho no cenário nacional. "Quando um Tribunal abre suas portas à imprensa, dialoga e oferece informações com transparência, fortalece-se não apenas a instituição, mas o próprio Estado Democrático de Direito. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, através de seu Conselho de Comunicação Social e da Dicom, é um exemplo nacional de como o Poder Judiciário deve agir no contato com a imprensa", afirmou.
Vencedores do 'Prêmio Themis 2025'
Categoria 'Cotidiano Jurisdicional'
1º lugar - Simone Feltes - TVE2º lugar - Kathlyn Moreira - Rádio Gaúcha/GZH/Grupo RBS
3º lugar - Vitor Rosa - RBS TV
Categoria 'Inovação da gestão Pública Judiciária'
1º lugar - Gabriel Jacobsen - Rádio Gaúcha/GZH/RBSTV/ZH
2° lugar - Noriana Behrend - Rádio Caxias
3º lugar - Lucas Abati - Rádio Gaúcha/GZH
Categoria Especial - 'Contribuição do Judiciário para o Desenvolvimento Socioambiental'
1º lugar - Gabriel Jacobsen - Rádio Gaúcha/GZH//ZH
2º lugar - Fabiana Reinholz - Brasil de Fato RS
3º lugar - Rafael Neves Alves - Consultor Jurídico (Conjur)
Categoria Imagem
1º lugar - Roberto Martinez Duarte - Brasil de Fato RS
2º lugar - Roberto Martinez Duarte - Brasil de Fato RS
3º lugar - Maria Eduarda Fortes - Zero Hora
Categoria 'Universitária'
1º lugar - Bárbara de Oliveira Neves - Unisinos
2º lugar - Lorenzo Vieira de Castro - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) (Código Lide)
3º lugar - Gustavo Santana Pinheiro - Ufrgs(Humanista)
Coletiva