'Tambor da Aldeia' de junho tem 19 ocorrências nacionais e internacionais

Boletim é desenvolvido pelo Departamento de Direitos Sociais e Imprensa Livre da ARI

06/07/2023 14:00
'Tambor da Aldeia' de junho tem 19 ocorrências nacionais e internacionais /Crédito: Divulgação

Está no ar o 'Tambor da Aldeia' de junho de 2023. O boletim, desenvolvido pelo Departamento de Direitos Sociais e Imprensa Livre da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), é produzido e editado pelo jornalista Vilson Romero, vice-presidente da entidade. A edição deste mês traz 15 ocorrências nacionais e quatro internacionais, que envolvem ataques ao livre exercício dos profissionais de Comunicação. 

Um dos destaques no Brasil é o levantamento do Observatório de Violações da Liberdade de Imprensa na Amazônia, da ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF), sobre fatos em Manaus. Conforme o estudo, ocorreram 62 casos de violações à liberdade de imprensa na região entre julho de 2022 e maio de 2023. Os dados começaram a ser coletados após os assassinatos do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, no município de Atalaia do Norte. 

Outra situação apresentada no boletim é a condenação do humorista Gregório Duvivier e da HBO Brasil a indenizarem um empresário rural em R$ 100 mil por danos morais. O autor da ação alegou que foi alvo de afirmações falsas, desatualizadas e altamente ofensivas divulgadas no programa 'Greg News' de 25 de março de 2022. A resenha mensal traz ainda episódios de agressões físicas e verbais em Alagoas, no Maranhão, no Piauí e em São Paulo.

Fatos internacionais

O reconhecimento do jornalista investigativo Óscar Martínez, do digital El Faro, de El Salvador, com o recebimento do 'Prêmio DW à Liberdade de Expressão' deste ano, é um dos destaques em âmbito internacional. Concedida pela rede alemã Deutsche Welle, a honraria foi concedida pela coragem e pelo compromisso jornalístico do profissional que, em uma das regiões mais perigosas do mundo, faz reportagens sobre crimes de gangues, ligações do governo com o crime organizado, migração e assassinatos cometidos pela polícia salvadorenha.

Já na Guatemala, as ONGs Artigo 19 - Escritório para o México e a América Central, Freedom House, Free Press Unlimited (FPU), Protection International Mesoamérica, Repórteres Sem Fronteiras (RSF), Comitê para a Proteção de Jornalistas (CPJ), Fundamedios e Fundação para a Liberdade de Imprensa (FLIP), em aliança com as redes regionais Ifex-ALC e Voces del Sur, realizaram uma observação sobre a liberdade de expressão e de Comunicação no país. O relatório recomenda, entre outras ações, proteger a liberdade de imprensa como condição para garantir a democracia, estabelecer condições seguras e propícias para o Jornalismo.

Com o intuito de contribuir para o livre exercício da profissão jornalística, a ARI, além do 'Tambor da Aldeia', disponibiliza o e-mail imprensalivre@ari.org.br para que profissionais e estudantes da área da Comunicação enviem denúncias envolvendo atentados. Ainda, o programa 'Conversa de Jornalista', transmitido pelo Facebook da organização, traz a resenha das ocorrências nacionais e internacionais.