Dossiê pede obra de Landell de Moura no currículo escolar

Documento foi entregue nesta semana ao ministro da Educação

Um dossiê entregue ao ministro da Educação, Aloízio Mercadante, pede a inclusão da obra do padre-cientista Roberto Landell de Moura, pioneiro das telecomunicações, no currículo escolar brasileiro. O jornalista e historiador Hamilton Almeida, do Movimento Landell de Moura (MLM), explicou que o documento pleiteia o reconhecimento oficial dos méritos científicos do padre Landell, com a inclusão dessas informações no currículo escolar obrigatório. O assunto também foi abordado em reunião entre o ministro e a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS).
Com mais de 100 páginas, o documento é composto por um abaixo-assinado com 6.110 assinaturas de apoiadores da iniciativa; resumo da vida e obra do padre Landell; sequência de lâminas para leitura rápida dos fatos em torno da criação do rádio e outros inventos até então inéditos; patentes registradas pelo padre no Brasil (1901) e nos Estados Unidos (1904); selo dos Correios lançado por ocasião do sesquicentenário do nascimento de Landell (21/1/2011), entre outros. O texto deve ser encaminhado ao Conselho Nacional de Educação (CNE).
Landell de Moura foi inventor do rádio, projetou a televisão e o teletipo. Em maio do ano passado, teve seu nome registrado no Livro de Heróis da Pátria. Mais informações estão disponíveis no site Movimento Landell de Moura, www.mlm.landelldemoura.qsl.br.

Comentários