Conheça as Premissas do The Communication (R)Evolution

Itens do estudo encabeçado por Flavia Moraes foram apresentados pelos jornalistas Tulio Milman e Sônia Bridi

Com um público formado por cerca de 350 pessoas, acomodadas em confortáveis sofás, um vídeo de abertura da primeira edição do Vox passou a mensagem do evento: o comportamento humano é movido pelo compartilhamento. O jornalista Tulio Milman, do Grupo RBS, falou de forma breve sobre as chamadas Premissas do estudo The Communication (R)Evolution, encabeçado pela cineasta Flavia Moraes, diretora-geral de Inovação do Grupo RBS. Tulio convidou para dividir o palco circular com ele a jornalista da Rede Globo Sônia Bridi, que contou rapidamente a história do levantamento, conduzido por uma equipe multidisciplinar. "Pelo mundo, eles buscavam registrar o pensamento de grandes personalidades da Comunicação Mundial acerca da revolução digital", contou Sônia.
Conforme o levantamento, a primeira premissa é Seja Verdadeiro. Ao início de outra apresentação audiovisual, é salientada a necessidade de ser autêntico e transparente nas ações do dia a dia. Após, foi destacado Seja Confiável, pois a credibilidade passou a ser o principal ativo das marcas e profissionais. Como terceiro item, foi citado Faça Parte, maximizando a participação e a proximidade entre as pessoas. A quarta premissa foi Seja Plural: "O mundo quer acessar todos os ângulos de uma mesma informação. Ninguém quer que uma conclusão seja enfiada goela a baixo", explicou Tulio.
Pense Mobile está no quinto lugar do The Communication (R)Evolution, a qual exalta as múltiplas aplicabilidades que o mundo móvel oferece, que mudou a noção de tempo e espaço. O item seguinte falou em Seja Beta, pois o mundo está sempre mudando e todos os processos podem ser sempre avaliados e aprimorados. Para citar a sétima premissa, Sônia fez uma metáfora com o futebol, fazendo referência à relação do zagueiro com o restante do time: Pense à Frente - a necessidade de conhecer tendências.  Pense Alto é o oitavo item do estudo, que salienta que todos podem fazer a diferença no mundo e que este pensamento não é mais uma utopia.
A premissa de número nove destaca a mistura das gerações Y e Z e a necessidade de todos ajudarem ao mesmo objetivo, por isso foi chamada de Seja Colaborativo, pois nenhum conhecimento é formado por apenas uma pessoa. O décimo item vai além da prática e diz Seja Intuitivo, para que seja possível unir o autoconhecimento aos instintos próprios e, assim, seja possível reconhecer respostas fora dos lugares óbvios. Para finalizar, a última premissa registra Seja Útil e a etapa final de um vídeo apresentado aos poucos diz: "Temos informações demais e tempo de menos, vamos mudar a vida das pessoas".
As 11 premissas extraídas do estudo The Communication (R)Evolution
#1 BE TRUE - Seja verdadeiro

Autenticidade e transparência são requisitos básicos na comunicação interpessoal ou entre pessoas e veículos. Informações falsas, tendenciosas ou incompletas são rapidamente desmascaradas. As pessoas detectam, com facilidade, o que não é genuíno.
#2 BE TRUSTED - Seja confiável

A credibilidade passou a ser o principal ativo de marcas e profissionais. Consumidores querem curadores confiáveis, que formem e informem. As pessoas podem concordar ou não com o que você pensa, mas precisam perceber que você é consistente.
#3 BE PART - Faça parte

Encastelar-se na torre de marfim não faz mais sentido. O poder está na proximidade, na participação, no compartilhamento. O fundamental é fazer parte da conversa - e não estar no centro dela.
#4 BE PLURAL - Seja plural

É importante levar em conta todos os ângulos de qualquer informação. Você pode e deve ter a sua opinião, mas não pode mais tratá-la como verdade absoluta. É preciso contextualizar e tolerar diferentes opiniões.
#5 THINK MOBILE - Pense mobile

A tecnologia mobile propõe novas formas de participação e convivência a partir da portabilidade dos smartphones e de suas múltiplas aplicabilidades. O celular reinventou nossa noção de tempo e espaço.
#6 BE BETA - Seja beta (sempre mudando)

Ser "beta" é admitir que todos os processos podem ser avaliados e aperfeiçoados. Somos melhores na medida em que aceitamos nossas imperfeições e não nos envergonhamos ou escondemos nossos erros.
#7 THINK AHEAD - Pense à frente

Nem sempre estar de acordo com a maioria é estar certo. Às vezes, é preciso arriscar-se além do senso comum, ser disruptivo, explorar ideias que serão tendência no futuro. Acelerar o passo é uma contingência em um mundo que se move cada vez mais rápido.
#8 THINK HIGHER - Pense mais alto

Pessoas e empresas precisam ter propósitos que vão além dos seus interesses imediatos. O objetivo de contribuir, de alguma forma, para um mundo melhor não é mais uma utopia para poucos e heroicos abnegados. Conectados, todos podem fazer diferença.
#9 BE COLLABORATIVE - Seja colaborativo

Nenhum conhecimento é construído por uma única pessoa. Boas experiências devem ser compartilhadas. Um mundo em rede é um mundo cujo alicerce é o contato interpessoal e a troca de conhecimento.
#10 BE INTUITIVE - Seja intuitivo

O futuro, por vezes, pode ser uma volta ao passado ou à simplicidade. Ser sincero e autêntico implica autoconhecimento e confiar nos próprios instintos. É preciso ter coragem, mas demonstrar lógica sem deixar a intuição de lado.
#11 BE USEFUL - Seja útil

Temos informações demais e tempo de menos. É preciso prestar um serviço ao público - seja informando, formando, divertindo ou emocionando. Sem entender as necessidades do público não é possível ocupar espaço em sua vida.

Comentários