Repórter da Globo, Mariana Becker lembra tempos de estudante

"A Famecos me abriu portas para um mundo novo", diz a correspondente internacional

Mariana Becker | Crédito: Reprodução/Globo
Repórter da Globo desde 1994, a jornalista Mariana Becker é uma das personagens da série de reportagens "Filhos da Famecos", do portal Eu sou Famecos. Em entrevista à estudante Nicolle Timm, ela relembrou o tempo de estudante e contou que a faculdade "abriu portas para um mundo novo". Apesar de ter cursado um semestre de Sociologia, foi a vontade de contar o que estava vendo, a admiração pela leitura e o gosto por viajar, unidos à paixão pelo surfe, que a levaram a escolher o Jornalismo.
Desde o primeiro ano na Famecos, em 1989, Mariana demonstrava o potencial para ser "contadora de histórias", como se descreve. Ela encontrou personagens no surfe e redigiu uma matéria sobre uma entrevista com Andrea Lopes, campeã brasileira amadora de surfe aos 14 anos. "Um amigo tinha o contato de um jornalista da Folha de S. Paulo e enviou o material que eu havia produzido. Ele recebeu e publicou". Atualmente, Mariana reside no Principado de Mônaco, na costa sul da França, é correspondente internacional da Globo e cobre o circuito de Fórmula 1.
A jornalista demonstra admiração pelos docentes da faculdade e lembra que podia discutir a função do jornalista com eles. "Na Famecos, podemos fazer isso. Na hora da prática, você se pergunta "devo publicar isso?". Esse questionamento tem que ser feito", reforça. Mariana afirma não ter algum docente inesquecível específico. "Seria injusto citar um só. Uns me deram asas, outros as cortaram." Ela explica que o importante é estar aberto para ver o que cada professor tem a oferecer. No entanto, ressalta que se fosse fazer alguma menção seria ao João Brito, ex-professor e ex-coordenador do curso de Jornalismo, com quem manteve contato por muitos anos depois de formada.
Leia a reportagem na íntegra aqui.

Comentários