Débora Lapa Gadret coordena Jornalismo da Unisinos Porto Alegre

Agência Experimental de Comunicação (Agexcom) está sob o comando da professora Cybele Moraes

Débora Lapa | Crédito: Dyessica Abadi
As jornalistas Débora Lapa Gadret e Cybeli Moraes assumiram, nesta semana, as coordenações do curso de Jornalismo da Unisinos Porto Alegre e da Agência Experimental de Comunicação (Agexcom) da universidade, respectivamente. As funções eram ocupadas pela jornalista Thaís Furtado, que deixou a universidade no último mês para integrar o corpo docente da Ufrgs.
Em entrevista ao Coletiva.net, Débora ressaltou que está muito feliz por coordenar o curso na unidade da Capital e que seu principal propósito é dar continuidade ao trabalho da ex-colega Thaís. "Ela sempre atuou junto aos alunos e quero reforçar esta proximidade. Também desejo dar visibilidade à graduação de Porto Alegre, que, hoje, é oferecida no campus novo", disse.

Cybeli Moraes | Crédito: Rodrigo W. Blum


Paralelo às atividades de coordenadora, Débora seguirá na Agexcom e na sala de aula com as disciplinas de Telejornalismo, Introdução ao Jornalismo e Beta Redação, da editoria de Cultura. Com formação acadêmica na Ufrgs, Débora possui mestrado e doutorado na linha de pesquisa em Jornalismo e Processos Editoriais. Sua experiência como docente se iniciou na Universidade de Santa Cruz do Sul, onde lecionou até 2011.
Para Cybeli, estar à frente da coordenação da Agexcom será a oportunidade de incentivar novos projetos e repensar modelos de mercado ao lado dos colegas e universitários. "Devemos aprender com o modelo de mudança constante. Essa volatilidade deve ser acompanhada porque impacta na Comunicação como um todo", explicou ao portal. Também informou que seu principal objetivo é aproximar, cada vez mais, outros cursos da Escola de Indústria Criativa no fomento de novas parcerias.
Ainda como estudante, Cybeli iniciou sua trajetória dentro da Unisinos, onde também realizou as formações em mestrado e doutorado, em 2004. Desde 2010, a jornalista integra o time de professores. Em sala de aula, ministra disciplinas nos cursos de Jornalismo e Comunicação Digital - tendo sido coordenadora por três anos deste último. Atualmente, segue como assessora de imprensa do Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs) e do projeto Fronteiras do Pensamento.

Comentários