Cinco perguntas para Christian David

Presidente da Associação Gaúcha de Escritores, Christian David coordena Prêmio Livro do Ano 2017

Christian David | Reprodução
1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?
Meu nome é Christian David, ando por todo lado, mas sempre retorno para Porto Alegre, onde nasci e me criei. Eu brinco, luto e construo mundo com as palavras. Sou escritor.
2 - Como você se descobriu escritor?
Em primeiro lugar me descobri leitor, requisito essencial. Escrever foi resultado da paixão pelas palavras e criação de mundos, histórias e vidas. Fiquei atordoado quando descobri que o que escrevia podia virar profissão. Mas virou.
3 - Como é estar à frente da Associação Gaúcha de Escritores (Ages)?
Bacana, mas assustador, de certo modo. É uma associação antiga e tradicional, fundada por grandes personagens da Literatura e que busca representar os escritores do Rio Grande do Sul. Acredito que estamos no caminho de fazer isso com cada vez mais relevância na sociedade.
4 - Qual é a importância do Prêmio Livro do Ano para o mercado da Literatura?
O Prêmio Ages já é tradicional por estas bandas. Prêmios são sempre bons momentos de reconhecimento para os autores, e o promovido pela associação ocupa um lugar de destaque por ser de escritores para seus pares, de forma que mostra a tendência do que se considera Literatura de qualidade e relevância no nosso Estado. Como em todo prêmio, muitos bons livros acabam ficando de fora, por esse motivo defendo que precisamos que mais instituições promovam premiações e homenagens aos escritores gaúchos.
5 - Quais são os seus planos para os próximos cinco anos?
Além de fazer uma boa gestão à frente da Ages, procuro continuar no ritmo de lançamento de livros e na busca para qualificar minha escrita. Cada ano apresenta novos desafios e metas, mas acredito que, mesmo frente às dificuldades enfrentadas pelo mercado editorial, ainda há espaço para crescimento na profissão e como categoria.

Comentários