33ª Festa da Uva: Confira como será a cobertura da imprensa

Feira realizada em Caxias do Sul contará com shows, exposições para compras e desfile cênico musical

Evento distribuirá de 150 a 200 mil kg de uva - Crédito: Mateus Argenta

Tradicional feira que ocorre a cada dois anos em Caxias do Sul, a Festa Nacional da Uva é uma oportunidade para imergir na cultura, gastronomia e diversidade dos imigrantes italianos. Na programação, estão incluídos shows, exposições para compras e desfile cênico musical. A equipe do Coletiva.net entrou em contato com os veículos da Capital para saber como será o trabalho na 33ª edição do evento, que começou hoje, 18, e vai até 6 de março. 

Grupo RBS

O Grupo RBS participa mais uma vez por meio de uma cobertura integrada e de um espaço exclusivo, a Casa RBS. A estrutura estará de portas abertas para receber quem circulará pelo local até o encerramento. O espaço proporcionará experiências diferenciadas para o público.

Durante todo o período de atrações, os veículos estarão presentes, apurando informações e noticiando os principais destaques, como os shows e desfiles. A cobertura estará em RBS TV, rádio Gaúcha, GZH, Zero Hora e Pioneiro, com cadernos especiais, conteúdos digitais, entradas ao vivo e apresentações de programas. 

Para o gerente-executivo de Mercado do Grupo RBS no Interior, Leonardo Persigo, a Festa da Uva materializa a cultura e o espírito de Caxias do Sul e da Serra. "Acreditamos muito nessa conexão e proximidade como ferramentas para construirmos uma sociedade melhor. Estamos juntos e seremos parceiros nessa e em outras oportunidades", ressalta. 

A Casa RBS também será palco de dois programas locais da Gaúcha Serra, o 'Chamada Geral 1ª Edição' e o 'Show dos Esportes', transmitidos diariamente dos Pavilhões até o encerramento da Festa. Amanhã, 19, o 'Supersábado' contará com a Babiana Mugnol e Mariana Ceccon também de Caxias do Sul, para todo o Estado. A força da Serra ainda ganhará destaque no Globo Esporte, às vésperas do clássico entre Caxias e Juventude pelo campeonato gaúcho.

Transmissão Cinquentenária   

No sábado, 19, dia que completa 50 anos da primeira transmissão a cores da TV brasileira, a apresentadora Cristina Ranzolin comandará o 'Jornal do Almoço' diretamente dos Pavilhões, ao lado da repórter e apresentadora Shirlei Paravisi. Foi nesse mesmo evento que o público acompanhou, em 1972, o desfile da Festa da Uva, via Embratel, para todo o País, sem ser em preto e branco, pela primeira vez. A data também será tema na Gaúcha Serra, em GZH, no Almanaque do Pioneiro e no DOC em ZH. O Grupo RBS destaca ainda que a exibição do programa, em Caxias do Sul, marca o início das comemorações dos 50 anos do telejornal que já vem, diariamente, mostrando praças de Porto Alegre em celebração à data.

Grupo Record RS

Procurada pela reportagem, a rádio Guaíba informou que não fará cobertura da Festa da Uva. O jornal Correio do Povo enviará o repórter Celso Sgorla como correspondente, que produzirá conteúdo para a editoria Cidades. A Record TV não informou até a publicação desta matéria. 

Jornal do Comércio

O Jornal do Comércio participará da cobertura do evento com reportagem no local em alguns dias, como no caso da abertura. As matérias serão incorporadas ao noticiário diário nas páginas da editoria 'Economia'. 

SBT RS

A equipe do SBT-RS tem presença garantida na Festa da Uva. Com uma casa localizada nas réplicas da vila colonial do século 19, a emissora oferecerá ao público um espaço interativo, além da produção de conteúdo para a TV e para as redes sociais. 

A cobertura será realizada na programação local por meio de reportagens e entradas ao vivo, direto do evento nos programas 'SBT Rio Grande' e 'SBT Rio Grande 2ª edição'. Além de matérias exclusivas no 'Masbah' e receitas especiais no 'Anonymus Gourmet'. "Vamos levar para o telespectador todas as experiências da festa com bom humor, informação, história e leveza", afirma o editor-regional do SBT, Danilo Teixeira.

Já no espaço do SBT, interações com as estrelas da emissora serão garantidas para o público: o famoso banco da praça com Carlos Alberto de Nóbrega, um painel para fotos com a estrela da festa, o vinho, uma mesa típica italiana com Anonymus Gourmet e um painel interativo, que será personalizado junto dos visitantes. O local funcionará de segunda a quinta-feira, das 11h às 21h, e sextas, sábados e domingos, das 10h às 21h. 

"O SBT tem como missão aproximar os conteúdos do público e com a Festa da Uva não seria diferente. Uma celebração regional que serve de exemplo para todo o País não poderia ficar de fora da nossa programação. É um orgulho e um privilégio para a emissora ter um espaço para celebrar junto essa festa", destaca o head de Negócios do SBT, Gabriel Casara.

Ulbra TV

Outra emissora presente na 33ª edição da Festa Nacional da Uva é a Ulbra TV. A emissora prepara materiais especiais para contemplar o tradicional evento da Serra gaúcha. O trabalho começa hoje, 18, com exibição de reportagem produzida pela repórter Carol Soares no programa 'Conexão RS'.

A cobertura segue com matérias especiais, que serão exibidas nos programas locais durante a feira. Até 6 de março, o 'Fala Rio Grande' e o 'Conexão RS' mostrarão reportagens sobre a história do evento e sobre personagens que marcaram essas mais de 30 edições, além de registrar atualizações dos números do dia a dia das festividades. Autoridades responsáveis pela organização também serão entrevistadas para dar destaque à cerimônia.

Os materiais ainda serão destaque na grade nacional da TV Cultura, nos maiores telejornais da emissora. A Ulbra TV preparou reportagens especiais para o programa 'Agrocultura', que fala sobre o cenário do agronegócio, mostrando o quanto a uva é importante para a economia do País.

Grupo Bandeirantes

A Band RS está preparando uma matéria especial para a festividade. Amanhã, 19, completam-se 50 anos da primeira transmissão televisiva colorida do veículo, que ocorreu em 1972, exatamente na Festa da Uva. A reportagem está sendo feita pelo jornalista Eduardo Carvalho, com a produção de Carolina Fortes. 

O material trará entrevistas e histórias de profissionais como José Salimen Júnior e Sérgio Giugno, alguns dos responsáveis por colocar a transmissão no ar. A reportagem será veiculada neste sábado, a partir das 18h, no 'Band Cidade', e no 'Jornal da Band' nacional, com reprise na programação da Band FM. 

TVE e FM Cultura

Conforme os veículos de Comunicação, não haverá cobertura especial sobre a festividade. 

Rede Pampa

A empresa não retornou às tentativas de contato da reportagem até a publicação desta matéria.

RDC TV

Conforme a emissora, não haverá programação especial na RDC. O que está previsto são entrevistas nos programas da grade com atrações da feira e informações sobre o evento.

Comentários