Abertura do 46º Festival de Cinema de Gramado teve tradução em libras

Encontro foi marcado por fala de autoridades

17/08/2018 17:34
Abertura do 46º Festival de Cinema de Gramado teve tradução em libras /Divulgação/Coletiva.net

A abertura do 46º Festival de Cinema de Gramado começou pontualmente às 16h20, na Rua da Cultura (também conhecida como Rua Coberta), na cidade serrana. A cerimônia, que teve agradecimento das autoridades do evento, foi traduzida em Libras simultaneamente durante a fala dos representantes. Estiveram presentes o embaixador da Itália ? país homenageado no evento-, Antonio Bernardini; o presidente da Gramadotur, Edson Humberto Néspolo; a responsável por trazer inclusão aos surdos, Carilissa Dall' Alba; o prefeito João Alfredo Bertolucci, o Fedoca; e o secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado, Victor Hugo.

A fala inicial foi de Carilissa, responsável por trazer ao Rio Grande do Sul, há 13 anos, a luta pela acessibilidade de surdos. A tradutora disse estar realizada com o feito no festival. ?Estamos muito contentes de participar da maioria dos filmes. Sempre foi um evento separado e, desta vez, os filmes legendados estarão em grande parte da mostra?, afirmou. O presidente da Gramadotur concordou sobre a importância de trazer a inclusão ao evento. ?Ainda temos muito o que avançar no quesito, mas neste ano estamos com a maior inclusão da história do festival?, concluiu.

O secretário da Cultura do Rio Grande do Sul anunciou que a Secretaria encaminhou à Agência Nacional de Cinema (Ancine) o projeto de abrir edital para estimular a carreira cinematográfica no Estado, no valor de R$ 7 milhões. ?Esperamos que a Ancine contemple nossa proposta?, ressaltou. Em seguida, o embaixador italiano contou que recebeu comunicado de Roma que faz entrar em vigor contrato de coprodução cinematográfica entre seu país e o Brasil, e agradeceu ao convite para participar da ocasião. ?Sabemos que este é o principal evento do País e um dos principais do planeta?.

Ao final,  o prefeito motivou a todos para que, no intervalo da mostra, conheçam melhor a cidade de arquitetura germânica. ?Convido a todos a desfrutarem dos nossos pontos turísticos, gastronomia e parques?, disse. Para marcar o encerramento da abertura, a Orquestra Sinfônica de Gramado, pelo sétimo ano, tocou trilhas famosas de filmes clássicos como Star Wars, Rei Leão e O Poderoso Chefão, homenageando a Itália.

Com o apoio do Banrisul e Canal Bah!, a equipe de Coletiva.net realiza a cobertura em tempo real do Festival de Cinema. Ao longo da programação, a editora do portal, Gabriela Boesel, as repórteres Júlia Fernandes, Luana Nyland e Patrícia Lapuente, a publisher Márcia Christofoli, o social media Felipe Ramires e o fotógrafo Rafael Linck produzirão conteúdo sobre o evento e seus bastidores, além de alimentarem as redes sociais com tudo o que está acontecendo em Gramado.