Em nota publicada em seu site, a Abraço (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária) alega que a invasão à Rádio São Roque 1480 AM, de Faxinal do Soturno, foi um protesto “contra a perseguição sofrida pelas rádios comunitárias por parte da Anatel e contra a campanha de criminalização das emissoras comunitárias, desencadeada pela Agert (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão)”. A emissora foi escolhida justamente por pertencer ao presidente da Agert, Roberto Cervo “Melão”. “A ocupação ocorreu às 9h20min e durou até as 11h. Os manifestantes leram manifesto da Abraço, denunciando a perseguição da Anatel, que, só no Rio Grande do Sul, fechou 244 rádios comunitárias em
Segundo a Abraço, a Agert faz vista grossa em relação a 209 rádios comerciais que estão com a outorga vencida no Estado, enquanto reprime as emissoras comunitárias. A entidade informa que participaram da invasão militantes de 15 rádios comunitárias ligadas à Abraço e a movimentos sociais, formando um grupo de cerca de 60 pessoas. Os movimentos envolvidos são: Movimento negro, MNCMR (Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável), MNLM (Movimento Nacional de Luta pela Moradia), MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores), MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e Resistência Popular.

