A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em parceria com a agência de dados Fiquem Sabendo, anunciou o lançamento de um programa de oficinas on-line e gratuitas. O objetivo dos cursos, que ainda não possuem data de início, é auxiliar comunicadores e jornalistas que trabalham em iniciativas hiperlocais a fazer apurações com dados obtidos pela Lei de Acesso à Informação (LAI). As inscrições para a iniciativa estão abertas até 24 de setembro e podem ser realizadas no link.
O conteúdo das oficinas do programa LAI Para Comunicadores está sendo desenvolvido e tem característica instrumental/técnica. Durante o percurso, serão realizados dois encontros virtuais ao vivo, com duração de duas horas, que serão gravados e disponibilizados posteriormente aos inscritos em plataforma própria. Além disso, os participantes contarão com uma mentoria para orientar o uso da lei na produção de reportagens sobre os temas de interesse de sua área de cobertura. Estão aptos a participarem do projeto comunicadores de iniciativas locais e nacionais com atuação em territórios hiperlocais, incluindo periferias urbanas, comunidades quilombolas, populações ribeirinhas, áreas indígenas, entre outras.
Os conteúdos gerados no LAI Para Comunicadores poderão ser publicados na newsletter ‘Don’t LAI to me’, da Fiquem Sabendo, além dos canais dos veículos em que os participantes atuam. O programa é desenvolvido com apoio do Fundo Canadá para Iniciativas Locais, dentro do tema Transparência Pública, Democracia e Liberdade de Imprensa e Formação Cívica.
Fiquem Sabendo
A Fiquem Sabendo é uma agência de dados independente e especializada na LAI. Tem como missão batalhar para revelar dados e documentos escondidos da sociedade. A organização também tem foco no treinamento de profissionais para o uso da lei.

