Aceg se manifesta sobre declarações de Renato Portaluppi contra a imprensa

Após partida do Grêmio, na quinta-feira, 28, o técnico disse que citaria nomes de cronistas que "falam besteira!"

Técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, em coletiva à imprensa

O embate entre o técnico e ídolo gremista Renato Portaluppi e a imprensa teve mais um capítulo nesta semana. O comandante do tricolor gaúcho é conhecido pelos jornalistas como alguém de respostas evasivas e pouco polimento no trato com a categoria. Porém, a Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg) entendeu que o profissional foi longe demais em suas afirmações na coletiva pós-jogo de quinta-feira, 28, e lançou uma nota de repúdio contra as declarações de Renato.

Ao longo da entrevista, após a partida em que a equipe gremista perdeu para o Flamengo, o comandante do time ameaçou "dar nomes", na próxima coletiva, caso profissionais que, segundo ele, "falam besteira", não parassem. "Depois vocês se acertam com a torcida do Grêmio", disse Renato. Conforme a nota da Aceg, a entidade compreende que, com esta fala, o técnico "coloca os milhões de torcedores do Grêmio contra a imprensa esportiva".

A Associação aproveitou a divulgação do documento, assinado pelo presidente da Aceg, Alex Bagé, para manifestar também desagrado com o atual modelo de entrevistas coletivas adotado pelo clube, em que as perguntas são gravadas e, após, selecionadas para que o plantel responda. "Esta maneira de conduzir as entrevistas não está à altura do Grêmio e nem do seu presidente Romildo Bolzan Jr. no trato com a imprensa", registra o texto.

Aos cronistas esportivos, a Aceg declarou solidariedade e apoio, afirmando que os profissionais são, ainda mais em função das condições atuais, "o elo entre os torcedores e os clubes". Por fim, a entidade convoca a classe para defender seus direitos: "Vamos lutar para que atos como esse não voltem a ocorrer e os jornalistas possam atuar com liberdade e segurança de que necessitam para bem realizar o seu trabalho".

Confira a nota na íntegra:

Nota de repúdio

A Aceg vem a público repudiar veementemente as declarações de Renato Portaluppi na entrevista coletiva após a partida contra o Flamengo.

Na supracitada entrevista, o técnico gremista incitou que, em futuras coletivas, pode citar nomes de cronistas que, segundo Renato, "falam besteira".

Ao falar que "Quando a gente ouve algumas pessoas da imprensa falando besteira, e é bom que eu não tenho medo de vocês da imprensa e não tenho medo de nenhum de vocês. Vou começar a dar o nome aqui na próxima entrevista, se continuar falando besteira durante a semana, vou deixar um de vocês, ou dois ou três, mais famosos, mas eu vou dar o nome. Depois vocês se acertam com a torcida do Grêmio. (?) É só continuar falando besteira lá que eu tenho autorização do meu presidente e aí vocês vão ver lá nas redes sociais", Renato coloca os milhões de torcedores do Grêmio contra a imprensa esportiva.

Também desagrada a Aceg o modelo de entrevistas coletivas, com perguntas gravadas e selecionadas, adotado pelo clube. Esta maneira de conduzir as entrevistas não está à altura do Grêmio e nem do seu presidente Romildo Bolzan Jr. no trato com a imprensa.

A Aceg se solidariza e presta apoio aos cronistas que exercem seu trabalho e, atualmente - mais do que nunca, são o elo entre os torcedores e os clubes. Vamos lutar para que atos como esse não tornem a ocorrer e os jornalistas possam atuar com liberdade e segurança de que necessitam para bem realizar o seu trabalho.

Alex Bagé - Presidente

Comentários