O editor da Editora Escuna, Paulo Pruss, e o vereador Rafael Fleck lançam o livro ‘Aconteceu em Porto Alegre’, publicado por essa editora. Com 162 páginas, a obra reúne episódios históricos que marcaram gerações de porto-alegrenses. Resultado de uma pesquisa histórica e jornalística, o livro busca apresentar acontecimentos que mobilizaram a cidade em diferentes épocas e se transformaram em marcos da memória coletiva de Porto Alegre.
Entre os episódios retratados estão o sequestro do táxi-lotação, que manteve a cidade em suspense durante 27 horas; o maior motim da história do Presídio Central; o último dia de circulação dos bondes elétricos; a morte do narrador esportivo Pedro Carneiro Pereira, o Pedrinho; além de histórias envolvendo jornalistas, artistas, esportistas e personagens que fizeram parte da vida da capital gaúcha. Mais do que relatar fatos, a obra busca contextualizar cada acontecimento, mostrando a importância para a cidade e para a formação da identidade porto-alegrense.
Segundo os autores, o objetivo é preservar histórias que ajudaram a construir Porto Alegre, muitas delas conhecidas apenas por quem viveu a época ou acompanhou as notícias nos jornais, rádios e televisões. De acordo com Paulo, a cidade é feita não apenas de ruas, prédios e monumentos, ela também é construída pelas histórias que emocionaram, chocaram, divertiram e marcaram seus habitantes. “Este livro procura resgatar parte dessa memória”, afirma Rafael. ‘Aconteceu em Porto Alegre’ tem o intuito de revisitar momentos da capital gaúcha e apresentar episódios que ajudam a compreender melhor a sua trajetória.

