Notícias

Acordo vai ampliar internet pública no Estado

Estruturas que estavam ociosas serão utilizadas na rede do projeto Infovia RS

As companhias de Energia Elétrica (CEEE) e de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Procergs) e a Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) assinaram acordo que permitirá a expansão do projeto Infovias RS -rede de internet pública do Estado. O convênio vai possibilitar o compartilhamento de estruturas de fibras óticas entre as empresas, promovendo uma modernização, que deve gerar economia de 90 milhões nos próximos três anos. Com o ato, uma parte ociosa do sistema das duas empresas será aproveitada para viabilizar o acesso digital em banda larga para os municípios do Interior.

Uma estrutura de fibra ótica de 1,2 mil quilômetros da CEEE passará a ser utilizada e, acrescida de mais 1,5 mil quilômetros, deve fechar um anel em torno do Estado. “O acordo tem uma natureza estratégica e um caráter democrático e de transparência. Seguindo orientação do governador (Tarso Genro), estamos fazendo a inclusão digital e proporcionando que as informações e dados sejam transmitidos com rapidez e qualidade para todo o Estado”, destacou a secretária de Comunicação e Inclusão Digital, Vera Spolidoro.

O diretor-presidente da CEEE, Sérgio Souza Dias, lembrou que não será necessário investimento neste primeiro momento. “Esta operação permitirá que prestemos serviços de melhor qualidade, pois teremos uma comunicação interna melhor e mais rápida. Para o futuro, a transversalidade e a parceria com outros órgãos permitirão uma evolução ainda maior”, salientou.

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.