A Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul publicará uma série de entrevistas e depoimentos em comemoração aos 20 anos da promulgação da Constituição Rio Grande do Sul. Na série, deputados constituintes rememoram os eventos que marcaram a elaboração da Carta Magna gaúcha. A Constituição gaúcha foi promulgada em 3 de outubro de 1989, com 268 artigos.
As eleições de 1986 definiram os deputados que iriam compor a Assembleia Constituinte Estadual, a ser instalada durante os trabalhos da 47ª Legislatura (1987-1991). Tendo iniciado os trabalhos no dia 26 de outubro de 1988, três semanas após a promulgação da Carta Federal, a Constituição do Rio Grande do Sul foi promulgada no dia 3 de outubro de 1989, resultado de um intenso trabalho de 11 meses.

