Agências gaúchas aparecem em ranking de melhores empresas para trabalhar

Entre as 20 preferíveis pela Great Place to Work, as porto-alegrenses Adtail, Alright, Cadastra e a Pmweb estão na listagem

O levantamento contou com 89 agências inscritas, representando 8.257 funcionários - Banco de imagens do Canva

A 10ª edição do ranking Melhores Agências de Comunicação para Trabalhar, realizado pela consultoria Great Place to Work, em 2021, mostrou que, entre as 20 melhores, quatro são gaúchas. A pesquisa foi composta por uma etapa quantitativa, em que era necessário que a empresa atingisse a amostra mínima de funcionários, obtendo nota igual ou superior a 70%. Além disso, houve a fase qualitativa, onde foram avaliadas as práticas culturais. As porto-alegrenses Adtail, Alright, Cadastra e Pmweb figuram nesta listagem. 

O levantamento contou com 89 agências inscritas, representando 8.257 funcionários. Assim como nas edições anteriores, 20 empresas foram premiadas, sendo 10 de porte grande, com 100 ou mais funcionários, e 10 de porte médio, com 30 a 99 funcionários. No ranking das grandes, aparecem a Pmweb, em oitavo lugar, e a Cadastra, em 10º. Já no top 10 das agências médias, a Alright está em oitavo e a Adtail, também em 10º.

As agências incluídas nos rankings apresentaram uma taxa de rotatividade de 18% no ano mantêm equipes em que 30% dos funcionários foram promovidos. Além disso, 45% ofereceram programas de coaching e 55% tiveram materiais. Ainda sobre as relações profissionais, a pesquisa identificou que a afinidade entre as pessoas foi bem avaliada, bem como se identificaram com a empresa.

Crescimento profissional

Com relação ao incentivo ao crescimento profissional dos colaboradores, 50% das empresas participantes oferecem bolsas de estudos para graduação ou pós. Além disso, 65% têm verba para usarem em desenvolvimento de escolha própria, 60% mantinham universidade interna e 70% ofereciam bolsa para cursos de idiomas. Os dados colhidos mostram que as empresas premiadas tinham, em média, 11 anos de mercado.

Outro fator importante para a avaliação identificou que 80% delas permitiram que os funcionários participem de programas de voluntariado no horário de trabalho e 95% contavam com alguém responsável por combater a discriminação e promover a diversidade. A pesquisa identificou ainda o perfil dos presidentes das empresas premiadas: eles possuem idade média de 38 anos, estão há 10 anos no cargo.

Confira a lista completa

Grandes agências:

1ª i-Cherry (Curitiba)

2ª Mirum (Curitiba)

3ª DP6 (São Paulo)

4ª GhFly (Curitiba)

5ª Rocky (Sorocaba)

6ª Méliuz (Belo Horizonte)

7ª Ímpar (Rio de Janeiro))

8ª Pmweb (Porto Alegre)

9ª Pontaltech (São Paulo)

10ª Cadastra (Porto Alegre)

Médias agências: 

1ª Cupola (Curitiba)

2ª Cuponomia (São José dos Campos)

3ª Prod (Passa Quatro)

4ª Agência FG (Santo André)

5ª Fasters (Guarulhos)

6ª Fala Criativa (São Paulo)

7ª Yooper (São Paulo)

8ª Alright (Porto Alegre)

9ª Elephant Skin (São Paulo)

10ª Adtail (Porto Alegre).

Comentários