A Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), convida as emissoras associadas para os Seminários Eleitorais de 2026. A iniciativa tem por intuito preparar radiodifusores, radialistas, jornalistas e gestores de veículos de imprensa para a cobertura jornalística e a atuação durante o processo eleitoral.
De acordo com a entidade, as eleições deste ano trarão desafios e responsabilidades para os veículos de Comunicação. Por isso, é importante que as emissoras estejam atualizadas sobre a legislação eleitoral, as regras de propaganda, a cobertura jornalística, os direitos e deveres dos profissionais da Comunicação e os procedimentos que devem ser observados durante o período eleitoral.
Os encontros proporcionarão um espaço para que os participantes possam esclarecer dúvidas diretamente com representantes da Justiça Eleitoral e especialistas jurídicos. Além disso, apresentarão as regras e as atualizações da legislação eleitoral para 2026, bem como orientações sobre a atuação das emissoras de rádio e televisão durante a campanha eleitoral.
A iniciativa também oferece oportunidade de compreender os limites e as responsabilidades da cobertura jornalística, buscando promover um espaço de troca de experiências e fortalecer a comunicação responsável e democrática. Entre as presenças confirmadas dos encontros estão: o desembargador Antônio Maria Rodrigues de Freitas Iserhard, vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-RS; Débora Dalcin Rodrigues, diretora do Comitê Jurídico da Agert; e a desembargadora Maria de Lourdes Galvão Braccini de Gonzalez, presidente do TRE-RS.
Confira a programação:
15 de julho | 14h
Santa Maria
Hotel Park Morotin – BR-287 entre o centro de Santa Maria e o campus Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
28 de julho | 14h
Passo Fundo
Universidade de Passo Fundo (UPF) – BR-285, Km 292,7 – Campus I
29 de julho | 14h
Caxias do Sul
Universidade de Caxias do Sul (UCS) – Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130
5 de agosto | 14h
Porto Alegre
TRE-RS – Plenária – Rua Duque de Caxias, 350

