Agressões em atos antidemocráticos são destaque no 'Tambor da Aldeia'

Elaborado pela ARI, boletim de janeiro ainda inclui os relatórios anuais de violência da Fenaj e Unesco

Boletim é editado por Vilson Romero, vice-presidente da ARI - Crédito: Divulgação

Elaborado pelo departamento de Direitos Sociais e Imprensa Livre da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), o 'Tambor da Aldeia' teve a primeira edição de 2023 divulgada. No boletim, destacam-se as agressões sofridas por profissionais e equipes de reportagem nos atos antidemocráticos ocorridos em Brasília, em 8 de janeiro. Além disso, o informe ainda reúne os relatórios anuais de violência publicados pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Um dos destaques fica por conta dos ataques verbais proferidos pelo vereador César Brisolara (PSB) contra a jornalista Rafaela Rosa, do Diário Popular, de Pelotas. Presidente da Câmara Municipal, em 17 de janeiro, ele subiu ao palanque e, mesmo sem citar o nome da repórter, afirmou estar insatisfeito com uma publicação do jornal assinada por ela. O político ainda disse ser vítima de perseguição por parte da profissional, que chamou de "incapaz", "incompetente" e "tendenciosa". Entidades de classe repudiaram o episódio.

No cenário internacional, o jornalista Omar Castro, diretor do site La Nota Prensa de Sonora, do México, teve o carro atacado a tiros em uma rua de Ciudad Obregon, quando viajava com familiares. Ele escapou ileso. No Peru, Luis Agustín Angulo Díaz e Pablo Torres Putpaña, da rádio La Riberenã, sofreram tentativa de homicídio em 6 de janeiro, quando foram atropelados por uma van que os perseguiu durante uma cobertura jornalística na província de Bellavista. O conteúdo completo do 'Tambor da Aldeia', com edição do vice-presidente da ARI Vilson Romero, pode ser conferido neste link.

Comentários