A Agência do Ano do Festival de Cannes, que ocorreu de 21 a 26 de junho, na França, é brasileira. A paulista AlmapBBDO foi eleita com poucos pontos à frente da Y&R Nova York. Em terceiro lugar ficou a também americana Wieden + Kennedy. A Almap também foi a mais premiada nas categorias Mídia Impressa e Outdoor e ainda emplacou prêmios nos outros 10 quesitos, somando um total de 15 leões. Com o bicampeonato da Almap – a agência venceu também em 2000 -, esta é a sexta vez que o título de Agência do Ano vai para o Brasil.
Com todas as conquistas brasileiras na edição de 2010, o país traz para casa 57 leões, superando o recorde de 45 estatuetas conquistadas em 2005. O Brasil também estreou na categoria Titanium & Integrated, que contempla campanhas em multimeios. A peça vencedora é uma criação conjunta da FNazca e Prodigo Films com a animação ‘Xixi no Banho’, para SOS Mata Atlântica, que também conquistou ouro no quesito Film Craft Lions.
Conforme matéria de Marcelo Gripa para o site Adnews, o país não se destacou somente na conquista de prêmios, mas na participação de criativos e empresários brasileiros. “O Brasil tem uma longa história de ótimos resultados em Cannes e este ano foi assim. O país tem mantido ótimo nível de criatividade”, disse o CEO do Festival de Cannes, Terry Savage.
Entre as conquistas brasileiras está ainda a ação ‘Eu Já Sabia’, desenvolvida pela DCS, em parceria com a agência Boca, para Olympikus, que recebeu o prêmio Leão de Prata na categoria ‘PR – Inovação em Mídias.


*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial