Notícias

Angela Pimenta participa de debate sobre credibilidade nos meios de comunicação

Evento ocorreu na noite desta quarta-feira, na Famecos

A presidente do Instituto do Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), Angela Pimenta, participou de conversa, na noite desta quarta-feira, 29, no auditório da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, da PUC. Conduzido pelo professor do curso de Jornalismo Marcelo da Fontoura, o debate teve como tema ‘Desinformação e resgate da credibilidade jornalística’, cujo foco foi fazer uma análise das descrenças nos meios de comunicação, e apresentar um dos projetos coordenado pela jornalista. Cerca de 100 alunos e professores estiveram presentes no local para prestigiar a convidada.

Segundo pesquisa divulgada pelo Datafolha em 2018, 37% da população diz não acreditar na imprensa, número superior ao do ano passado, que registrou 16%. Para a presidente do instituto, falar sobre estes aspectos é essencial hoje em dia, não somente para o profissional jornalista, mas em termos de cidadania. Na ocasião, Angela apresentou estratégias que visam a permitir que a profissão cumpra seu papel de servir à sociedade produzindo narrativas mais transparentes, inteligentes e completas.

O projeto Credibilidade, apresentado pela coordenadora, tem como objetivos principais refletir sobre a fragmentação da narrativa noticiosa no ambiente digital e desenvolver ferramentas e técnicas para identificar e promover um jornalismo confiável e de qualidade. A iniciativa conta com um consórcio de mídia formado por 17 entidades, incluindo jornais, revistas, agências de checagem e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Além do Credibilidade, o instituto mantém outras atividades e ações voltadas à reflexão e ao aprimoramento da prática jornalística em parceria com veículos de comunicação, profissionais e estudantes. De acordo com Marcelo, a Famecos desejou trazer para o ambiente acadêmico um pouco mais sobre o Projor justamente pela série de ações que eles realizam. “Credibilidade é um assunto que os alunos trazem bastante e que está muito em pauta. Hoje, se fala muito em fake news. Então, nós tentamos trazer mais informação para que os estudantes possam debater esse assunto, para que estejam muito bem informados sobre isso”, destacou o docente.

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.