Ano de aprender, reaprender, renovar e inovar na RBS TV

Diretor de Jornalismo do veículo, Cezar Freitas, fez um balanço de 2020 exclusivo para o Coletiva.net

Cezar Freitas, diretor de Jornalismo da RBS TV

O ano de 2020 foi um período de aprendizado, renovação e inovação para a RBS TV. Devido à pandemia do coronavírus e aos cuidados com a saúde dos profissionais, a empresa teve de adequar sua rotina de trabalho, mudando os processos de produção e os produtos. Em uma entrevista exclusiva ao Coletiva.net, Cezar Freitas, diretor de Jornalismo, explicou como foram estas mudanças e as principais conquistas do ano para a emissora. 

Com o intuito de preservar a saúde dos colaboradores da televisão, manter o serviço ao público e a sustentabilidade da operação ao longo do tempo, mais da metade da equipe foi trabalhar em home office. Permaneceu atuando na rua e nas redações só um número essencial para manter a operação, como grupos de repórteres, editores, operadores e técnicos. Para possibilitar esta alteração, a área de Tecnologia da RBS montou um esquema para trabalho remoto. Também foram revisadas as instalações e os movimentos internos para manter o distanciamento nos prédios.

"Quando imaginaríamos que o Elói Zorzetto comandaria o RBS Notícias em casa? Ele é o editor-chefe e apresentador e ajustou todas suas atividades para operar de casa. Não parece, mas o Elói tem 61 anos", destacou Cezar ao lembrar que os repórteres também tiveram que aprender a fazer a apuração e as matérias de forma remota.

Conforme o diretor, a internet possibilitou a ampliação de abrangência das fontes, com entrevistas e conversas com pessoas do mundo inteiro. A tecnologia também permitiu uma maior interação do público com a TV, como a participação dos líderes comunitários no Jornal do Almoço. 

"Gente de todo o Estado conversou ao vivo com a Cristina Ranzolin, dividindo os temores, carências, mas também as soluções encontradas por cada vizinhança", lembrou.

Dentre as pautas abordadas pelo veículo, os prejuízos e desempregos gerados pela crise na economia foram lembrados pelo gestor como notícias que a RBS teve que dar. No entanto, ele também reforçou o compromisso que a empresa firmou com o Jornalismo de Soluções, ou jornalismo construtivo, que é quando uma pauta tem como fio condutor da narrativa o processo de resolução, ou tentativa, de um problema. Para o líder, os desafios do último ano mostraram o quanto a discussão deste tipo de jornalismo é importante.

"Procuramos não mostrar só os problemas, mas também soluções que já foram adotadas em algum lugar do mundo. Ou mesmo por técnicos ou pesquisadores daqui", enfatizou.

Dentre outras ações da RBS TV, Cezar destacou o desenvolvimento do jornalismo investigativo, a adaptação dos repórteres às condições ambientais e aos assuntos mais relevantes. "Com responsabilidade e apuração aprofundada, mostramos como a distribuição do auxílio emergencial estava chegando em quem não precisava", exemplificou ele.

Comentários