Após mais de nove décadas, Gaúcha tem primeira repórter de campo

Renata de Medeiros estreou na função no último final de semana, em partida do Internacional pelo Campeonato Brasileiro

Renata de Medeiros - Reprodução

Com 92 anos de transmissões, a rádio Gaúcha nunca tivera uma mulher como repórter de campo. Contudo, este panorama mudou no último final de semana. Durante a partida entre Internacional e Botafogo, realizada pelo Campeonato Brasileiro, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, Renata de Medeiros foi surpreendida ao ser convocada para exercer a função. Desta forma, hoje ela carrega o título de ser a primeira a cobrir um jogo nesta área pelo veículo do Grupo RBS. Em conversa com Coletiva.net, a jornalista revelou que foi um desafio enorme, pois foi algo inesperado.

De acordo com Renatinha, como é conhecida, a equipe tinha previsto apenas um repórter no campo, o Filipe Gamba. "Eu faria torcida durante a partida, mas já estava cobrindo no Pré-Jornada. Então, cerca de meia hora antes do jogo, o Pedro Ernesto, que sempre me incentivou muito, perguntou se eu faria reportagem com o Gamba. Tremi por dentro, mas assenti", contou, ao dizer que o convite foi formalizado no ar, o que a deixou bem feliz. Para ela, foi totalmente novo e confessa que esse é o motivo do encantamento pelo Jornalismo.

Renatinha admitiu que, quando o narrador a sondou para a tarefa, acabou nem pensando no fato de ser pioneira na função. Isto porque se concentrou no trabalho que teria que desempenhar poucos minutos mais tarde. "Só me dei conta da importância daquele momento quando o Pedro disse, no ar, que eu teria a missão de ser a primeira mulher a fazer reportagem de campo na Gaúcha. É um peso enorme, pois sempre penso nas jornalistas que vieram antes de mim e abriram muitos outros caminhos para que novos passos possam ser dados", expôs.

Para a jornalista, está mais do que na hora de naturalizar a presença da mulher no futebol. Seja na arquibancada, com as torcedoras, ou no Jornalismo. "Gostaria que não fosse notícia o fato de, em 2019, uma mulher ser a primeira a fazer alguma coisa. Mas prefiro valorizar que isso abre espaço para assumirmos funções que já merecemos há tempo: na reportagem, nos comentários, nas narrações. Precisamos de mais mulheres em posições de destaque para que esse processo seja absorvido pela sociedade", enfatizou.

Atualmente, a jornalista realiza a cobertura diária da dupla Grenal e de futebol feminino, além de reportar torcida e produzir os programas do Esporte. "Portanto, estou pronta para ser escalada para realizar novamente a reportagem de campo ou qualquer outra função", finalizou.

Comentários