A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) promoverá, em 26 de setembro, às 10h, um painel em homenagem ao jornalista e radialista João Batista Marçal. Realizado no Salão Nobre da entidade (Avenida Borges de Medeiros, 915, 8º andar), no Centro Histórico de Porto Alegre, o encontro reunirá a presidente da ARI, Cláudia Coutinho, Jorge Benitz e Clarice Speranza para abordar a trajetória do comunicador.
Intitulada ‘João Batista Marçal – um rebelde nas ondas do rádio’, a atividade também buscará celebrar a história do meio e reunir profissionais e pessoas que acompanharam suas transformações ao longo das últimas décadas. A proposta da entidade é promover um momento de encontros e reencontros entre pessoas que fizeram e ainda fazem parte dessa trajetória.
A mediação ficará a cargo de Cláudia, enquanto Jorge participará do debate a partir do trabalho de organização da biografia do homenageado. Clarice, por sua vez, integra o painel como pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O painel é uma realização da ARI e conta com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Comunicação.
João Batista Marçal
Nascido em Quaraí, na fronteira com o Uruguai, Marçal mudou-se para Porto Alegre em 1963. Ao longo da carreira, trabalhou em veículos como Zero Hora, Rádio Gaúcha e Diário de Notícias. Durante a ditadura civil-militar, sofreu perseguições políticas e foi enquadrado quatro vezes na Lei de Segurança Nacional. Como pesquisador, dedicou-se especialmente à história das lutas operárias, do movimento sindical e da imprensa no Rio Grande do Sul, sendo autor de mais de 20 livros.

