Notícias

ARI se posiciona em relação à carta aberta de Fetter

Em nota, entidade se manifesta sobre o episódio sem citar o comunicador

A carta aberta do comunicador Alexandre Fetter também mobilizou a Associação Riograndense de Imprensa (ARI), que, na tarde desta quarta-feira, 31, se posicionou contrária à sua manifestação, mesmo sem citar o comunicador. Em nota, o presidente da entidade, João Batista de Melo Filho, e o presidente do Conselho Deliberativo, Ercy Pereira Torma, manifestaram preocupação com a sociedade, pois os jornalistas devem ter o compromisso de debater os acontecimentos, e não de incitar a violência. “A radicalização não é instrutiva, ao contrário, provoca divisões inconciliáveis”, justificaram.

No depoimento, acrescentaram, ainda, que todos têm o direito de se manifestar, mas que a fala do comunicador do Grupo RBS foi irresponsável. “Estaremos sempre juntos no combate pelos direitos da cidadania, respeitando as diferenças sem ceder em nossos princípios: contra censura, as restrições impostas por quem quer que seja, não compactuando com espécie alguma de violência física, moral ou intelectual. Para nós, jamais existirá o momento de semear ódio”, finalizaram.

Confira a nota na íntegra:

Posição da Associação Riograndense de Imprensa sobre a polêmica nas redes sociais motivada por comentário radiofônico a respeito da segurança no Rio Grande do Sul.

É inegável que vivemos a consolidação da democracia, mas também a exacerbação de sentimento que permeia a discussão nas plataformas de comunicação.

Tais ações são compreensíveis nas redes sociais, mas também fonte de preocupação para aqueles que no jornalismo tem visceral responsabilidade com a verdade, a correta divulgação dos fatos e noticias.

A radicalização não é instrutiva, ao contrario , provoca divisões inconciliáveis. Sabemos e lamentamos o clima de insegurança vivido no Rio Grande do Sul em nível crescente, com o agravamento e a repetição de episódios ceifando vidas e provocando pânico e indignação.

No entanto, a ninguém é dada a licença para agredir, pedir punição a colegas que manifestam posição pessoal quanto à forma de combater a criminalidade. Ofender profissionais e agentes públicos é, no mínimo, emocionalmente irresponsável.

Estaremos sempre juntos no combate pelos direitos da cidadania, respeitando as diferenças sem ceder em nossos princípios: contra censura, as restrições impostas por quem quer que seja, não compactuando com espécie alguma de violência física, moral ou intelectual.

Para nós, jamais existirá o momento de semear ódio.

Leia mais:

Fetter pediu a morte de colegas; André Machado se indignou

Fetter se desculpa por manifestação sobre violência

Cleber Benvegnú se manifesta em relação à fala de Fetter

Professores da Unisinos repudiam manifestação de Fetter

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.