Assembleia Legislativa gaúcha ampliou as transmissões ao vivo em 2020

Veículos mantiveram cobertura jornalística mesmo em ano de pandemia

TV AL inaugurou o uso de equipamentos próprios para transmissão pela internet - Divulgação/Joel Vargas

A pandemia da Covid-19 modificou o funcionamento das atividades da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Muitas reuniões, por exemplo, que antes eram presenciais, tiveram de ser realizadas de forma virtual. Mesmo com as mudanças, os veículos da ALRS mantiveram as coberturas, ampliaram as transmissões ao vivo e o Parlamento Gaúcho aumentou seu alcance nas redes sociais.  

Com a possibilidade de veicular até quatro eventos ao mesmo tempo no seu canal no YouTube, a TV Assembleia transmitiu todas as reuniões de comissões. Para tanto, adquiriu, em parceria com o Departamento de Tecnologia da Informação,  equipamentos próprios para o streaming, bem como infraestrutura que traz segurança às transmissões pela internet. O sistema tem três suítes de transmissão, além de 19 câmeras remotas, instaladas nas salas de comissão, plenário e Espaço da Convergência. 

De novidades na programação, as séries 'Desafios da Competitividade', que analisa os cenários econômicos para o avanço do Estado em inovação, e 'Vem Aí Educação', que aborda, entre outros temas, as dificuldades de adaptação, os desafios para o ensino e a aprendizagem. As programações especiais da Semana Farroupilha e a série Desafios Municipais - Eleições 2020 também se destacaram. 

Com produção e transmissão da TV AL, o Seminário da Competitividade inaugurou o sistema híbrido, utilizando os formatos presencial e virtual.  A fim de colaborar com os estudantes que estavam se preparando para o Enem, a TV AL, em convênio com o Governo do Estado, transmitiu, entre maio e dezembro, aulas de reforço. No total foram 636 horas de transmissões ao vivo ou gravadas.

A Agência de Notícias da ALRS é a que faz a cobertura jornalística dos eventos do Parlamento Gaúcho. Em março de 2020 os jornalistas passaram a atuar em home office. Entre janeiro e dezembro, foram publicadas 2.852 matérias (contando as realizadas por setores da Casa, bancadas e gabinetes parlamentares) e 23.338 fotografias, o que rendeu 1,2 milhão de acessos para o portal de notícias, e 133,5 mil acessos para o de imagens.

Também atuando de forma remota, os profissionais da Rádio Assembleia fizeram as gravações e edições de 563 matérias, enquanto o portal registrou 144.577 acessos. Um dos destaques de 2020 foi a transmissão ao vivo, em 8 de abril, do programa no qual o presidente Ernani Polo (PP) abordou as medidas adotadas pela Casa frente à pandemia.  

O coronavírus também foi foco de duas ações promovidas pela ALRS e veiculadas nas redes sociais e na mídia estadual. Uma delas foi a campanha de conscientização sobre as medidas sanitárias para o enfrentamento à pandemia, e a outra foi a peça 'Escolha de Valor - Compre Produtos e Serviços Daqui', para incentivar o comércio local. Além destas, uma, em parceria com o Governo do Estado, buscou promover o turismo interno para reaquecer o setor que foi um dos mais afetados com a crise. 

A fim de estimular os contribuintes gaúchos que têm imposto a pagar, no modelo completo de declaração, a destinarem até 3% para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e outros 3% para os Fundos da Pessoa Idoso foi dada continuidade à campanha de 2019, 'Valores que Ficam'. E ela deu resultado positivo, com crescimento de 19,7%  - passando de R$ 14,793 milhões, em 2019, para R$ 17,705 milhões, em 2020, conforme dados divulgados pela Receita Federal em julho. 

As redes sociais também mostraram crescimento. Com streamings ao vivo das sessões plenárias, atividades de comissões e de eventos institucionais, o Facebook teve aumento de 12.500 seguidores, atingindo 64.500. No Twitter, que é alimentado com as notícias produzidas pela Agência de Notícias e também cobertura das sessões plenárias, passou de  41.600 para 47.400. No Instagram, no qual foram publicadas as campanhas institucionais da ALRS, cards sobre datas comemorativas, e com informações sobre o sistema de bandeiras adotado no Rio Grande do Sul, entre outras pautas, os seguidores aumentaram de 5.200 para 12.400. 

Comentários