Assembleia Legislativa passa a oferecer 'Troféu Sirmar Antunes'

Premiação homenageia ator gaúcho falecido em agosto e faz alusão ao 'Mês da Consciência Negra'

17/11/2022 17:00
Assembleia Legislativa passa a oferecer 'Troféu Sirmar Antunes' /Maris Strege

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) oferecerá a partir do próximo ano o 'Troféu Sirmar Antunes', que homenageia o ator gaúcho homônimo, falecido em agosto, além de fazer alusão ao 'Mês da Consciência Negra'. A distinção integrará a premiação 'Assembleia Legislativa de Cinema Gaúcho' no Festival de Cinema de Gramado.

O prêmio foi oficializado durante cerimônia no Palácio Farroupilha nesta quarta-feira, 16, pelo presidente da ALRS, o deputado Valdeci Oliveira (PT).  "O Parlamento cumpre o seu papel em reconhecer e colocar o nome de alguém que, ao longo da sua trajetória profissional, não apenas fez cinema e arte, mas foi um lutador contra o preconceito e o racismo?, disse o legislador. 

O parlamentar ainda discursou que a homenagem é condizente com o atual momento da sociedade e que deve-se ser sempre contra a intolerância, o ódio e a exclusão. ?Que esse tributo ao Sirmar sirva de exemplo àqueles que não compreenderam o novo período que estamos vivendo", completa.

O ato, que contou com presenças de representantes da cultura gaúcha, também serviu para a entrega póstuma do prêmio de 'Melhor Ator' conquistado por Sirmar ano passado no 6º Festival de Cinema Tamoio, de São Gonçalo, Rio de Janeiro.O troféu foi entregue pelo cineasta Luís Alberto Cassol, que dirigiu o ator em alguns trabalhos, à irmã do artista, a professora Sílvia Maria Antunes Corrêa. "Agradeço pelo legado dele continuar, era alguém que trabalhava para que todos fossem para frente, não somente ele", lembra Sílvia.