Os jornalistas gaúchos acompanham na tarde desta quarta-feira, 17, na Assembleia Legislativa, a votação do projeto de lei PL 236/2009, de autoria do deputado Sandro Boka (PMDB). A medida determina a todos os poderes do Estado que o provimento dos cargos de jornalista, sejam efetivos ou em comissão, na esfera da administração pública estadual deverá observar a exigência do diploma de formação superior específica.
Na última semana, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou por unanimidade o parecer favorável do deputado Fabiano Pereira (PT), autorizando com isso que o projeto fosse levado a plenário.
A mesma medida já foi aprovada nos estados do Amazonas e Minas Gerais. Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, José Maria Rodrigues Nunes, a aprovação do projeto significa o reconhecimento dos deputados na qualidade da informação e estará ratificando a mesma posição dos deputados e senadores que já aprovaram a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão. ‘‘Aprovar este projeto é dizer sim à educação e à informação de qualidade nos poderes do Estado’’, relata.
De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murilo de Andrade, essa iniciativa vai contribuir para fortalecer a luta pelo resgate da exigência do diploma no Congresso Nacional.


*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial