Em novembro, a B/Good Design realizou a entrega de mais um produto, com a criação da marca Barão do Jacuí, empresa especializada no ramo de charcutaria. Conforme Antonio Borowsky, diretor da agência, que conversou com Coletiva.net, o trabalho se desenvolveu a partir do pedido do cliente por uma identidade visual “com afinidade com sua origem histórica e geográfica para a linha de linguiças especiais e salsichões”.
Com isso, foi iniciada uma pesquisa sobre a tradição da região de Triunfo – onde o empreendimento está situado -, na produção desses produtos, quando foi “detectada uma forte presença desta indústria”. O estudo também buscou por outros elementos significativos do local, como a colonização alemã e portuguesa, culturas que trazem consigo a preparação desse tipo de alimento. “Outro ponto importante identificado é a relevância regional na história do Rio Grande do Sul e no escoamento de mercadorias pelos rios Jacuí e Caí”, explicou Antonio.
Com essas informações, aliadas à solicitação por parte do cliente por uma marca nominativa, que passe confiança e um “estilo mais nobre”, surgiu a Barão do Jacuí. “Para isso, desenvolvemos um estilo requintado de cores e elementos gráficos, para passar ao público uma comunicação em forma heráldica, referenciando a tradição e a confiança”, pontuou o diretor. Além das embalagens de alimentos, a identidade visual também foi pensada para ser aplicada em diferentes produtos relacionados, como bonés e aventais para churrasqueiros.
Resultado
Antonio ainda comemorou o fato de ter atingido o “objetivo do contratante e principalmente do mercado”. “O cliente nos informou que está vendendo acima do previsto, o que mostra que a marca Barão do Jacuí foi bem aceita por compradores das redes de supermercados”, destacou.

