Band RS se desculpa e atribui divulgação de pesquisa errada à falha humana

Conforme Leonardo Meneghetti, profissional da redação de São Paulo teria cometido dois equívocos que resultaram na publicação do conteúdo

Nota de correção foi publicada no mesmo link

O final de semana de votação do segundo turno em Porto Alegre, que garantiu a vitória das Eleições 2020 na Capital ao candidato Sebastião Melo (MDB), também foi marcado por uma polêmica na Comunicação gaúcha. Uma pesquisa com dados que mostravam Melo à frente de sua concorrente, Manuela D'Ávila (PCdoB), foi publicada no portal da Band/UOL com crédito ao Datafolha, no entanto, a informação era falsa, pois a instituição revelou não ter feito tal levantamento na ocasião. Os números, na verdade, eram de um estudo de 24 de novembro e de autoria do Ibope. A emissora - tanto nacional, quanto local, desculpou-se e atribuiu o erro à falha humana.

Após a publicação, alguns internautas, dentre eles comunicadores gaúchos, questionaram a veracidade da pesquisa, como foi o caso da jornalista Kelly Matos, do Grupo RBS, que afirmou, em seu Twitter, ter falado com o Datafolha e obtido a confirmação de que não haviam feito o levantamento. A Band, então, substituiu a notícia por uma nota, corrigindo a informação.

Conforme o diretor-geral da Band RS, Leonardo Meneghetti, uma profissional da redação do Centro do País cometeu dois erros em sequência, que levaram à publicação do conteúdo. Ela teria acessado o portal da Folha de S.Paulo, em uma notícia sobre "as mais recentes pesquisas", como descreveu Meneghetti, e teria utilizado dados do levantamento sobre Porto Alegre que estava neste link, atribuindo-os ao Datafolha por tê-los encontrado no site da Folha.

O gestor da emissora local se desculpou e destacou que a correção foi feita no mesmo endereço web, para garantir que qualquer pessoa, que tivesse o link com as informações erradas, pudesse ter acesso à retificação. Ele afirmou ainda que "outras providências internas estão sendo tomadas". 

Confira nota da Band:

"O portal da Band cometeu um erro ao compartilhar neste sábado, 28/11, resultados de uma pesquisa para a prefeitura em Porto Alegre. Tratavam-se de números de alguns dias atrás, já superados pelas pesquisas mais recentes. Assim que detectada a incorreção, o portal da Band publicou na mesma URL, de forma transparente, uma nota com as informações corretas e em destaque. O portal da Band lamenta o ocorrido e pede desculpas pelo equívoco".

Comentários