A decisão do Firefox de bloquear cookies de terceiros – pequenas informações que os sites enviam aos navegadores dos usuários para guardar preferências e dados de login, como banners de publicidade –, a partir de 5 de abril, pode afetar a divulgação de anúncios. A exemplo do Safari, o navegador irá desabilitar automaticamente essa ferramenta. Serão considerados de terceiros os cookies enviados por sites diferentes do que está sendo acessado.
Os anúncios normalmente estão hospedados em outros servidores e captam dados de navegação do usuário através destes cookies. Ao identificar sites com maior frequência de visitas, é possível descobrir os interesses do internauta e direcionar os anúncios. Até então, o Firefox já disponibilizava a opção de bloqueio por parte do usuário, agora o próprio navegador irá desabilitar os cookies de terceiros automaticamente. Hoje, o Chrome permite todos os cookies e Internet Explorer bloqueia apenas alguns.

