Campanha pela diversidade do MP chega à nova etapa

'Eu Sou Respeito' busca promover reflexões sobre violências ligadas ao gênero, intolerância, preconceitos, racismo e discursos de ódio

Peça da campanha traz a cantora Valéria Barcellos

Nesta quinta-feira, 14, a trajetória da campanha 'Eu Sou Respeito' dá mais um passo, com o lançamento de um edital para projetos relacionados a direitos humanos. A iniciativa da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Rio Grande do Sul (PRDC/RS), do Ministério Público Federal, produzida em parceria com o Centro Universitário Metodista IPA, busca promover reflexões sobre respeito, violências ligadas ao gênero, intolerância, preconceitos, racismo e discursos de ódio. 

Em entrevista exclusiva ao Coletiva.net, o procurador da República Enrico Rodrigues de Freitas, coordenador do projeto, explicou que a campanha é resultado da atuação do MP no caso da exposição 'Queermuseu', que foi fechada em 2017, após críticas às obras. "Foi feito um termo de acordo com o Santander Cultural para realizarem duas mostras em compensação e, no caso de não execução, multa", contou o representante do órgão. Ele esclareceu ainda que, como apenas um dos eventos foi feito, houve a aplicação da multa.

Os 424 mil reais recebidos são para utilização em atividades artísticas, culturais, projetos e financiamento de ONGs e entidades da sociedade civil. Deste valor, Enrico detalhou que 150 mil reais foram reservados para três anos de realização da 'Parada Livre' local. O restante do recurso, conforme o procurador, está sendo investido em iniciativas de temáticas da mulher, livre expressão e LGBTQ, como a 'Eu Sou Respeito', "para trazer a memória dos fatos e documentar os projetos, e enfatizar o respeito à diversidade, respeito a todos", enfatizou Enrico.

Na etapa atual, a campanha divulga, por meio de três vídeos e outras peças, o lançamento de um edital que convoca iniciativas a serem implementadas exclusivamente na capital gaúcha. Interessados poderão se inscrever a partir desta quinta-feira, até 5 de março, nas categorias: defesa de direitos e acesso à Justiça; educação em direitos humanos; memória e liberdade de expressão, e artes. O documento está disponível no site eusourespeito.com.

"Entendemos a importância da escuta no seu lugar de produção discursiva e o respeito à luta dos grupos chamados de 'minoritários', conceito bastante discutível", destacou, também em conversa com a equipe do portal, a coordenadora de Projetos Finalísticos na Procuradoria Regional  dos Direitos do Cidadão (PRDC), Lisane Berlato, produtora executiva da ação. Realizada inicialmente em caráter regional, a ideia ganhará o Brasil, com o apoio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), integrando o projeto 'Respeito e Diversidade', do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Comentários