O Grupo RBS se prepara para a maior cobertura de Copa do Mundo de sua história para o Mundial de 2026. Com o conceito ‘Na RBS sempre tem mais Copa’, a empresa lançou neste final de semana uma campanha publicitária que destaca a mobilização de 20 enviados especiais para os países-sede — Estados Unidos, México e Canadá — e uma programação especial que envolverá todos os seus veículos ao longo da competição. Estrelada por comunicadores do Esporte, a ação recebe desdobramentos em TV, digital, rádio e impresso.
Além da equipe que acompanhará o torneio diretamente dos países anfitriões, a cobertura contará com a participação de centenas de profissionais nas redações do Rio Grande do Sul. A campanha, criada pela DZ Estúdio e produzida por O Clube, reúne nomes como Adroaldo Guerra Filho (Guerrinha), Alice Bastos Neves, Cacau Corazza, Cesar Cidade Dias, Eduardo Gabardo, Lelê Bortholacci, Luciano Périco, Marcelo de Bona, Maurício Saraiva, Pedro Ernesto, Rodrigo Adams, Rodrigo Oliveira e Vagner Martins (Vaguinha).
De acordo com Tiago Cirqueira, diretor-executivo de Produto Digital do Grupo RBS, embora a Copa do Mundo seja um evento global, a missão da empresa é “falar de gaúcho para gaúcho”. “Para isso, construímos uma cobertura sem precedentes, que une a presença nos países-sede à atuação integrada de todos os veículos do Grupo RBS. Com um time reconhecido pela audiência e uma operação preparada para informar, analisar e emocionar, acompanharemos cada detalhe e compartilharemos essa experiência com o público em todas as plataformas, reforçando que na RBS, de fato, sempre tem mais Copa”, destaca.
Cobertura integrada entre rádio, TV e digital
Licenciada pela Fifa, a Rádio Gaúcha transmitirá 98 dos 104 jogos do Mundial. Além da programação tradicional, a emissora terá uma grade especial no YouTube, com transmissões diárias das 8h45 às 21h dedicadas à repercussão dos acontecimentos da competição.
Entre as novidades está o programa ‘Gaúcha na Copa’, apresentado dos Estados Unidos por Luciano Périco, com mais de uma edição diária. A atração fará a conexão entre as equipes espalhadas pelos países-sede e as redações em Porto Alegre. Durante o torneio, programas como ‘Sala de Redação’ e ‘Timeline’ também terão edições realizadas diretamente dos Estados Unidos, enquanto toda a programação da rádio contará com entradas ao vivo sobre o Mundial.
Na televisão, a RBS TV ampliará a cobertura com reportagens especiais, entradas ao vivo e histórias relacionadas à comunidade gaúcha nos telejornais ‘Bom Dia Rio Grande’, ‘Jornal do Almoço’ e ‘RBS Notícias’. Parte desse conteúdo também poderá ganhar espaço em programas nacionais da Globo, do SporTV, da GloboNews e do GETV. Além disso, em Porto Alegre, um espaço montado em frente à Orla do Guaíba e ao Parque Maurício Sirotsky Sobrinho servirá como ponto de ancoragem para programas e transmissões ao vivo, acompanhando a movimentação dos torcedores durante os dias de jogos.
Novos programas e reforço nas redes sociais
Na plataforma digital GZH, a cobertura incluirá acompanhamento em tempo real de todas as partidas, análises, estatísticas, colunas, relatos pessoais e conteúdos de serviço com horários e informações sobre onde assistir aos jogos. O portal também disponibilizará um ‘Guia da Copa’ e uma newsletter diária para assinantes. Por sua vez, os jornais Zero Hora, Pioneiro e Diário Gaúcho publicarão conteúdos especiais com curadoria dos principais acontecimentos da competição, priorizando aprofundamento e análise dos temas relacionados ao Mundial.
Desde ontem, 8, Atlântida e Gaúcha passaram a contar com programações específicas para a Copa. Seis novos programas — ‘Vibe Copa’, ‘2 Gordos e Uma Copa’, ‘Aquece’, ‘Zona Total’, ‘Happy Hour Gre-Nal’ e ‘Copando Tudo’ — são transmitidos ao vivo nos canais de ATL TV e Gaúcha Esportes no YouTube. A cobertura também contará com participações de comunicadores da Atlântida diretamente dos Estados Unidos em atrações como ‘Bola nas Costas’ e ‘Pretinho Básico’.
Por fim, a 92 adotará uma abordagem baseada em informação, entretenimento e proximidade com a audiência. Complementando a estratégia multiplataforma, os perfis dos veículos no Instagram e TikTok publicarão conteúdos de bastidores, curiosidades, entrevistas, vídeos factuais e outros formatos produzidos durante a cobertura do torneio.
Confira a programação diária ao vivo no YouTube:
- Segue o Fio – 8h45 às 11h (Gaúcha e Gaúcha Esportes)
- Bola nas Costas – 11h às 12h (Gaúcha Esportes e ATL TV)
- Aquece – 12h às 13h (Gaúcha Esportes e ATL TV)
- Sala de Redação – 13h às 15h (Gaúcha e Gaúcha Esportes)
- Zona Total – 15h às 17h (Gaúcha Esportes e ATL TV)
- Vibe Copa – 17h às 17h45 (Gaúcha Esportes e ATL TV)
- Happy Hour Gre-Nal – 17h45 às 19h (Gaúcha Esportes e ATL TV)
- Copando Tudo – 19h às 20h30 (Gaúcha, Gaúcha Esportes, ATL TV e GZH)
- 2 Gordos e Uma Copa – 14h às 14h30 (ATL TV) e 20h30 às 21h (Gaúcha Esportes)
Ficha técnica da campanha ‘Na RBS sempre tem mais Copa’:
DZ Estúdio
Atendimento: Caroline Portela
Redação: Anaí Corrêa e José Pedro Paz
Direção de Arte: Vinicius Henn e José Pedro Paz
Head de Criação: José Pedro Paz
Produção: Jocelin Fritsch
O Clube e Loop Reclame
Direção: Pedro Mello
Assistência de Direção: Vitória Centeleghe
Direção de Fotografia: William Wendler
1º Assistente de Câmera: Klaus Benevenuto
2º Assistente de Câmera: Nicole Vaz
Video Assist: Fabiano Oliveira
Logger: Rodrigo Chotgues
Elenco: Lúcio Salimen
Foto Still: Victor Mayer
Produção Executiva: Marcos Belo
Assistente de Produção Executiva: Rodrigo Russomano
Direção de Produção: Jeferson Silva
Assistente de Produção: Douglas Zborowsky
Produção de Set: Biel Fontoura
Produção de Elenco: Yago Warren
Produção de Locação: Rafael Zanchi
Eletricista: Jô Fontana
Direção de Arte: Taygra Memoli
Contrarregra chefe: Vitória Reimundo
1º Assistente de Contraregra: Bianka Weber
2º Assistente de Contraregra: William Lopes
Produção de objetos: Gabriela Bettanin
Maquiagem: Jojo Silveira
Assistência de Maquiagem: Juliana Senna
Produção de Figurino: Jade Primavera
Técnico de Som: Nícolas Alexandrini
Alimentação: Rose Avilla
Caminhão Elétrica: Elizeu
Caminhão de Objetos: Eduardo Mota
Van de Figurino: Rodrigo Pergher
Van de Câmera: Mello
Making Of Vídeo: Vanessa Tesch
Making Of Foto: William Anacleto
Produtora de Áudio: Loop Reclame

