Estreia no dia 20 de julho o novo longa-metragem do jornalista e cineasta Carlos Gerbase. ‘Menos que Nada’ é a primeira obra lançada pela Prana Filmes, produtora de Gerbase e da jornalista Luciana Tomasi. O filme será apresentado em salas de cinema de Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador. Também será disponibilizado gratuitamente em ‘streaming’ na internet; pelo canal ‘Sundaytv’, do portal Terra; pelo Canal Brasil e pela TVCom. Além disso, é prevista a venda em DVDs em lojas especializadas ou pelo site da Prana.
Inspirado no conto ‘O Diário de Redegonda’, do médico e escritor austríaco Arhur Schnitzler (1862-1931), o filme traz como temas a esquizofrenia, a psicose, a perturbação mental, as drogas, a desesperança, a paixão e a solidão. No elenco estão os atores Felipe Kannenberg, Rosanne Mulholland, Branca Messina e Maria Manoella. As filmagens aconteceram em dezembro de 2010 e janeiro de 2011, em Porto Alegre, na praia do Cassino, nas proximidades do banhado do Taim, e no Litoral Norte, nas praias de Arroio do Sal e Araçá.
Premiada no concurso para mídias digitais da Petrobras em 2010, a trama gira em torno de Dante (Felipe Kannenberg), que está internado num hospital psiquiátrico com diagnóstico de esquizofrenia. Ele não fala com ninguém, nem recebe visitas. A doutora Paula (Branca Messina), uma jovem psiquiatra, se interessa por Dante ao vê-lo surtar no pátio do hospital. Disposta a desvendar as relações sociais do seu paciente, a médica faz uma série de entrevistas com pessoas que conviviam com Dante antes do internamento e que contam sobre seu passado.
As sessões de pré-estreia em Porto Alegre acontecem no dia 13, às 19h30 no Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS (Av. Ipiranga, 6681), e no dia 16, às 21h30, no Espaço Itaú do Shopping Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80). O protagonista Felipe Kannenberg estará presente nas sessões.


